IPARDES participa em Brasília de Workshop sobre o futuro da Estatística, juntamente com órgãos nacionais e internacionais 09/09/2019 - 15:39

O IPARDES, representado pelo Coordenador da área de Métodos Quantitativos e Base de Informações, Adilson Apolinário, participou nos dias 27 e 28 de agosto do Workshop “O Futuro da Estatística: uma discussão sobre o uso de registros administrativos no Brasil”, em Brasília - DF. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e o Banco Mundial, foi realizado na Escola Superior do Tribunal de Contas da União - Instituto Serzedello Corrêa.

Segundo o IBGE, as instituições públicas brasileiras geram volumes imensos de registros administrativos de boa qualidade, a partir dos quais são disponibilizados indicadores relevantes ao público em geral.

No entanto, há um desafio: aprimorar a integração entre as entidades nacionais de estatística e os órgãos públicos geradores de registros administrativos, objetivando um maior compartilhamento de dados entre estes órgãos e, consequentemente, elevando o potencial de uso dessas informações para fins de projeto, implementação e avaliação de políticas públicas.

O Workshop contou com a participação de institutos de estatística de Portugal, Estados Unidos, Austrália e Canadá, os quais compartilharam experiências exitosas de uso de registros administrativos na produção de estatísticas oficiais.

Além do IBGE e do Banco Mundial – organizadores do evento –, participaram as seguintes instituições: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Serviço Geológico do Brasil/CPRM, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Banco Central, Ministério da Cidadania, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Saúde, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Tesouro Nacional, Agência Nacional de Águas (ANA) e Agência acional de Telecomunicações (Anatel).