Índice de Preços Regional do Paraná (IPR)

logo ipr pag

O Índice de Preços Regional do Paraná – Alimentos e Bebidas (IPR – Alimentos e Bebidas), calculado pelo IPARDES tem por objetivo capturar a variação de preços em áreas relevantes do Estado do Paraná. O indicador resulta do aproveitamento de registros fiscais eletrônicos do comércio paranaense, por meio de parceria entre o Instituto e a Receita Estadual do Paraná, vinculada à Secretaria da Fazenda do Paraná.

Em novo formato de procedimentos de levantamento para o IPARDES, o IPR, em sua primeira versão, combina métodos consagrados de mensuração de variação de preços com o desenvolvimento de classificação e coleta amostral de estabelecimentos e preços a partir de notas fiscais eletrônicas do comércio para gama relevante de produtos alimentícios consumidos pelos paranaenses.

São 35 grupos de alimentos em seis municípios-polo: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu.

Informe IPR - Março 2024

2024  2023  2022