Contas Regionais Trimestrais

   
  Desde sua fundação, o IPARDES elabora e acompanha a evolução do produto interno bruto (PIB) do Estado do Paraná. Ao longo do tempo, manteve trabalhos de atualização metodológica, com vistas a retratar com acuidade a geração de riquezas do Estado e as modificações estruturais de sua economia. A partir dos anos noventa, alinhou-se aos procedimentos do Sistema de Contas Regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trabalhando em cooperação com o mesmo para o cálculo do PIB anual.
   
  No intuito da melhoria do acompanhamento da realidade econômica do Estado, o IPARDES vem desde o início dos anos 2010 elaborando e produzindo indicadores do PIB em períodos trimestrais, com o que, a partir de 2017 passou a divulgá-lo não somente em termos de desempenho, mas, também, dos valores alcançados a cada período.
   
  A partir dos desenvolvimentos metodológicos mais recentes, a instituição passa a divulgar resultados atualizados, em conjunto com nova série histórica do indicador, elaborada para o período iniciado no ano de 2006. Além da revisão dos números anteriormente disponibilizados, esta série, inicialmente publicada no fechamento de resultados do terceiro trimestre de 2018, apresenta o indicador dessazonalizado, o qual amplia o entendimento das tendências conjunturais da economia paranaense.
   
     
  Nota de divulgação
   
  Síntese dos resultados
   
  Série encadeada
   
  Metodologia