23/05/2019

Parceria entre IPARDES e PNUD indica cenários para o desenvolvimento do Paraná


Uma parceria entre o IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) vai apoiar a definição dos indicadores a serem usados no Plano Plurianual (PPA) e a proposição dos macro objetivos do Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo (PDLP) do Paraná, que estão em fase de elaboração.
O PPA é um plano de médio prazo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo ao longo de um período de quatro anos. O PDLP definirá metas e objetivos estratégicos para o Estado para os próximos 20 anos.
O primeiro encontro descentralizado de capacitação para a instalação e utilização da ferramenta de simulação denominada International Futures aconteceu na sede do IPARDES, em Curitiba (PR), na última sexta-feira (17/05). Participaram da reunião pesquisadores do IPARDES, representantes do PNUD e da Itaipu Binacional.
O diretor-presidente do IPARDES, Carlos Gomes Pessoa, disse que o produto dessa parceria com o PNUD proporcionará um suporte científico inovador para o Estado. “As simulações da International Futures vão nos ajudar na reflexão sobre os indicadores que comporão o PPA e PDLP, contribuindo para o acompanhamento e alinhamento das ações de governo rumo ao desenvolvimento sustentável do Paraná”, afirmou.
Gabriel Vettorazzo, gerente de projetos do PNUD, explicou que o treinamento e a geração de relatório com cenários futuros sobre o Paraná são resultado de uma parceria já firmada com Itaipu. Ela se chama “Oeste 2030: cooperação para o desenvolvimento sustentável”, em referência à área de influência da empresa binacional.
O encontro da última sexta-feira é também um desdobramento do projeto “Cenários e análises subnacionais para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que envolve a participação de parceiros técnicos da Rede Anipes (Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística) juntamente com o PNUD.
Além de Pessoa e de Vettorazzo, a reunião contou com a presença de Nikolas de Camargo Pirani (gerente de estatística do PNUD), Helio Pereira Cury Filho (assessor da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional) e pesquisadores do IPARDES.





Foto: Maria José Rossetti/IPARDES. Da esquerda para a direita, Leonildo Pereira de Souza, Lenita Maria Marques, Helio Pereira Cury Filho, Nikolas de Camargo Pirani, Gabriel Cabral de Miranda Vettorazzo, Carlos Gomes Pessoa, Adilson Apolinário, Paulo Roberto Delgado, Mari Aparecida dos Santos, Guilherme Dias da Silva Amorim, Daniel Nojima e Francisco José Gouveia de Castro