Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD é uma publicação semestral do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES, autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral - SEPL, do Governo do Estado do Paraná, que recebe artigos inéditos sobre as interpretações do desenvolvimento paranaense e brasileiro, enfocando a inserção da economia e sociedade nas novas trajetórias delineadas pelo atual processo de transformação da economia mundial.

A linha editorial da RPD constitui um espaço de livre acesso para o debate acadêmico por meio da publicação de artigos técnico-científicos, ensaios teóricos relacionados à área da socioeconomia, tendo como o público-alvo professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins, no Brasil e no exterior.

A RPD é uma Revista de acesso livre, publica usualmente 400 exemplares por número e os distribui gratuitamente a bibliotecas de universidades federais, faculdades paranaenses, institutos de pesquisa no Brasil e no Cone Sul. A Revista tem como missão publicar artigos inéditos sobre as interpretações do desenvolvimento paranaense e brasileiro, enfocando a inserção da economia e sociedade nas novas trajetórias delineadas pelo atual processo de transformação da economia mundial sendo considerada uma Revista de referência em nível nacional e regional. O diferencial da RPD foi adquirido ao longo dos anos, hoje é considerada uma publicação de referência no Estado do Paraná, tanto no que tange as questões regionais, como em termos de Brasil e Cone Sul; além de contar com um corpo editorial e de avaliadores que são fundamentais para que a qualidade da publicação se mantenha também como um de seus pontos fortes.

A cada edição são publicados artigos de fluxo contínuo, avaliados pelo sistema blind review, oriundos de autores não só brasileiros como sul americanos e europeus, assim como um dossiê temático acerca de tema atual que objetiva debater e divulgar novos estudos e pesquisas à comunidade acadêmica inerentes a missão da Revista.

O conteúdo da revista é de inteira responsabilidade de seus autores e não exprime, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial e das instituições patrocinadoras.

 

Políticas de Seção

Artigos

Os artigos publicados são originais, uma contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico destinada a divulgar resultados de pesquisa científica, de natureza empírica, experimental ou conceitual.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão de Literatura

O manuscrito na modalidade de 'revisão de literatura' é uma avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto; procura citar o objetivo da revisão, especificar métodos, os critérios de busca na literatura e o universo pesquisado, discute os resultados obtidos e sugere estudos no sentido de preencher lacunas do conhecimento atual.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Os ensaios publicados são inéditos oriundos de uma reflexão circunstanciada, que visa aprofundar a discussão ou apresentar uma nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

As resenhas são uma análise crítica sobre livro publicado nos últimos dois anos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Economia Agroindustrial - Org. Prof. Dr. Rodolfo Prates

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiês Temáticos

Os Dossiês Temáticos são organizados e compostos por artigos e/ou ensaios originais. Os temas escolhidos são inerentes às áreas de concentração e pesquisa da Revista Paranaense de Desenvolvimento, tratando de diferentes interpretações do desenvolvimento paranaense e brasileiro.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O texto recebido é avaliado previamente pelo Editor, segundo o conteúdo, foco e escopo, bem como 'Normas para publicação' da revista. Em caso de uma avaliação negativa, o autor será notificado num prazo de até 15 dias. Se obtiver uma avaliação positiva, o manuscrito aprovado será encaminhado pelo Editor para parecer de dois pareceristas [reviewers] externos à RPD, aos quais caberá, num prazo de 4 semanas, a análise, aprovação (com ou sem exigências, correções obrigatórias) ou recusa do mesmo. Caso haja divergência nas avaliações, será nomeado um terceiro avaliador escolhido pelo Editor para dar o parecer de desempate. O Editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito notificará o autor da aceitação ou recusa do mesmo. No caso de “aceitação com mudanças e/ou correções obrigatórias”, o autor terá um prazo de 10 dias para encaminhar à RPD o manuscrito revisto. O Editor, que é responsável pelo processo de avaliação do manuscrito tem, por sua vez, um prazo de 10 dias para verificar se o texto revisado atendeu ou não às exigências dos pareceristas, e informar se o texto foi “aceito para publicação”. No caso da avaliação final ser “manuscrito rejeitado”, o autor do manuscrito será notificado sobre o motivo da recusa. A ordem para publicação dos manuscritos é definida pelo Editor, segundo critérios de oportunidade e conveniência. O Editor reserva-se o direito de efetuar pequenas alterações e/ou pequenos cortes nos textos recebidos para adequá-los às normas da RPD, mantendo sempre o estilo e o conteúdo dos mesmos.

Artigos apresentados em eventos científicos:

O artigo submetido que foi apresentado em evento científico é analisado pelo Editor quanto ao tipo de apresentação realizada no evento. Normalmente são aceitos para ‘avaliação por pares’ artigos que foram apresentados oralmente. A RPD entende que um texto apresentado em evento científico recebe contribuições que levam a novas reflexões sobre o tema. Entretanto, o texto só poderá ser aceito para ‘avaliação por pares’ se o autor o reelaborar, pois entende-se que este último texto será inédito em relação ao primeiro, assim passível de ser aceito para avaliação. Caso o manuscrito seja aceito será mencionado em nota de rodapé que é oriundo de apresentação realizada no evento científico.

 

Periodicidade

Revista impressa e eletrônica com periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexações/Index

Internacional:

Dialnetdialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=18852

DOAJ - http://www.doaj.org/doaj?func=findJournals&uiLanguage=en&hybrid=&query=Revista+Paranaense+de+Desenvolvimento

EBSCOhost - “Revista Paranaense de Desenvolvimento has entered into an electronic licensing relationship with EBSCO, the world's most prolific aggregator of full text journals, magazines and other sources.”

Google Scholar - http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=revista+paranaense+de+desenvolvimento&btnG=&lr=

LATINDEX http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?folio=21001&opcion=1

 

Nacional:

Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras - Diadorim Ibict -http://diadorim.ibict.br/handle/1/125

GeoDados - http://www.geodados.uem.br/revistas.shtml

Portal para periódicos de livre acesso na internet - LivRe - http://livre.cnen.gov.br

Portal de Periódicos da CAPES - http://www.periodicos.capes.gov.br

Site do Sistema Eletrônico de Revistas - http://seer.ibict.br

Sumários.org - http://www.sumarios.org/revistas/revista-paranaense-de-desenvolvimento

 

Qualis - CAPES

Atualização do WebQualis realizada em Julho de 2017 - http://capes.gov.br/avaliacao/qualis

ÁREA DE AVALIAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO

ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA

B2

GEOGRAFIA

B2

PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA

B2

ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN

B3

CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

B3

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

B3

INTERDISCIPLINAR

B3

SERVIÇO SOCIAL

B3

SOCIOLOGIA

B3

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO

B4

ECONOMIA

B4

ENGENHARIAS I

B4

CIÊNCIAS AGRÁRIAS I

B5

EDUCAÇÃO

B5





R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br

Indexada em:

Dialnet