Avaliação da gestão integrada de serviços, processos e informações do E-Gov de uma prefeitura paranaense

Marcio Takeo Funai, Denis Alcides Rezende

Resumo


As soluções atuais para sistemas de internet estão cada vez mais presentes e incorporadas à vida cotidiana dos cidadãos. Elas proporcionam auxílio à gestão e desenvolvimento urbano, produzindo indicadores para a efetiva implantação de um sistema de governo eletrônico (E-Gov), que pode ser definido como a aplicação das tecnologias da informação e da comunicação às atividades públicas. Possibilitam um padrão de relacionamento entre cidadãos e prefeituras municipais, oferecendo serviços disponibilizados 24 horas, alinhados às necessidades da população. O objetivo da pesquisa sintetizada neste artigo é avaliar a gestão integrada dos serviços, processos e informações do E-Gov municipal e seus mecanismos de integração. O método da pesquisa utilizado foi o avaliativo e refere-se à prefeitura de São José dos Pinhais/PR, que foi o único município da Região Metropolitana de Curitiba onde não houve reeleição de prefeito no pleito 2008 e possui mais de 200 mil habitantes. A pesquisa foi realizada “longitudinalmente” nos mandatos 2005-2008 e 2009-2012. Com os resultados, verificou-se que a prefeitura tem ciência de que o E-Gov poderá agilizar e reduzir custos na entrega dos serviços municipais. Mas ainda esbarra em dificuldades com relação à gestão integrada, tanto em processos de trabalho de âmbito interno como na definição de seus parâmetros e oferta de serviços; integração das informações em nível  horizontal e vertical; e variáveis políticas, técnicas, financeiras e processuais que dificultam o seu avanço.

Palavras-chave


E-Gov; Gestão integrada de serviços; processos e informações; Tecnologia da informação e da comunicação

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