Estratégias, desafios e perspectivas de gestão do conhecimento: a experiência da Prefeitura Municipal de Curitiba nas práticas de gestão por competências e educação corporativa

Francine Lia Wosniak, Denis Alcides Rezende, Marcos José Setim

Resumo


Gerir conhecimentos nas prefeituras é um desafio inexorável e exige estratégias e ações dos gestores e dos servidores municipais, considerando perspectivas atuais e futuras. Ao considerar o servidor municipal enquanto fonte de vantagem competitiva na Prefeitura Municipal de Curitiba, o estudo teve o objetivo de refletir de que forma a gestão do conhecimento pode contribuir para a consecução de práticas de excelência na gestão pública municipal. Por conveniência, foram selecionadas duas práticas: gestão por competências e educação corporativa. A metodologia da pesquisa enfatizou um estudo de caso elaborado por meio de um protocolo de pesquisa. Os resultados constataram que as duas práticas de gestão do conhecimento se fazem presente parcialmente na Prefeitura. A conclusão permitiu refletir que a incorporação das duas práticas estruturadas e alicerçadas pelos conhecimentos dos servidores municipais, pode melhorar a efetividade dos serviços públicos municipais e como conseqüência a qualidade de vida dos cidadãos pode ser ampliada.


Palavras-chave


Gestão municipal; Gestão urbana; Práticas e gestão do conhecimento

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