Sobre o Ipardes
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - Ipardes é uma instituição de pesquisa vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes - SEPL. Sua função é estudar a realidade econômica e social do Estado para subsidiar a formulação, a execução, o acompanhamento e a avaliação de políticas públicas.
São atribuições do Ipardes:
Realizar pesquisas e estudos, elaborar projetos e programas, acompanhar a evolução da economia estadual, fornecendo apoio técnico nas áreas econômica e social para a formulação das políticas estaduais de desenvolvimento;
Coordenar, orientar e desenvolver atividades técnicas compreendidas no Sistema Estadual de Informações Estatísticas, visando subsidiar, com dados estatísticos, os estudos voltados ao conhecimento da realidade física, econômica e social do Estado;
Os estudos e pesquisas do Ipardes concentram-se nas seguintes áreas:
sociedade: dinâmica populacional, espacial e social; concentrações urbanas; saúde, saneamento, habitação e educação; mercado de trabalho, emprego e renda;
economia: indústria, comércio, serviços e turismo; agricultura, produção familiar e trabalho assalariado; desenvolvimento regional e finanças públicas; avaliação do desempenho da economia paranaense (PIB, comércio exterior, etc.); infra-estrutura e território;
meio ambiente: zoneamentos ecológico-econômicos, mapas temáticos e cartografia digital; indicadores, estudos de vulnerabilidade ambiental, diagnósticos e avaliações físico-ambientais.
Em 45 anos de trajetória, o Ipardes vem atuando em duas frentes articuladas de trabalho: uma ampla, que abarca a recuperação da capacidade de interpretação da dinâmica econômica, social e ambiental do Estado do Paraná, com ênfase prospectiva; e outra gerencial, centrada no fornecimento de informações e análises para subsidiar o exercício de tomada de decisões dos agentes sociais atuantes no Paraná, o que exige sintonia permanente com o ambiente externo (público e, sobretudo, privado).
História
Fundado em 1973, o Ipardes surge no contexto de criação do Sistema Nacional de Planejamento. No início da década de 1970, diante da crescente mudança no comportamento econômico do Paraná e das novas tendências da economia no setor agroindustrial, cria-se no Estado uma equipe denominada Grupo de Estudos para as Atividades Agroindustriais do Paraná - GEAAIP, atrelada ao Banco de Desenvolvimento do Paraná - BADEP. Esse grupo foi o embrião para o surgimento do Ipardes como órgão vinculado à futura Secretaria de Estado do Planejamento, nos moldes do que já ocorria no governo federal entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA e o Ministério do Planejamento.
A criação do Ipardes é formalizada pela Lei n.º 6.407, sancionada pela Assembléia Legislativa em 7 de junho de 1973. Posteriormente, a Lei 7.550, de 17 de dezembro de 1981, altera a denominação Fundação Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social para Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - Ipardes - Fundação Édison Vieira.
Em 3 de junho de 1987, o Ipardes passa a incorporar as atribuições e funções da extinta Fundação Instituto de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Paraná - FIDEPAR, no que concerne aos programas de treinamento para o desenvolvimento em nível de pós-graduação lato sensu. Também o Departamento Estadual de Estatística - DEE repassa suas atribuições, pessoal e patrimônio ao Ipardes - Fundação Édison Vieira.
Em 16 de julho de 1991, pela Lei n.º 9.663, o Ipardes é transformado em autarquia e passa a denominar-se Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - Ipardes.
Cumpre, atualmente, as funções para as quais foi criado, ampliando-as pela assessoria direta à Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes. Já as atribuições referentes aos programas de treinamento para o desenvolvimento (herdadas da FIDEPAR), foram incorporadas pela atual Escola de Gestão do Paraná.