Perguntas Frequentes

 
Como confirmar se o pesquisador que está em meu domicílio ou estabelecimento para realizar uma pesquisa é mesmo do IPARDES? Como saber se a pesquisa mencionada por ele realmente existe?

O IPARDES disponibiliza, em seu site, informações detalhadas sobre suas pesquisas. Para informações sobre visita de pesquisadores, favor ligar para os seguintes números: (41) 3210-6373 (Índice de Preços) - (41) 3210-6345 (demais pesquisas).

 

 
Onde posso obter informações socioeconômicas e demográficas sobre o Estado do Paraná, suas regiões e municípios?

Para obter um produto pronto (acesso rápido) no site do IPARDES, vá no menu horizontal superior, clique em Estatísticas, Pesquisas e Estudos, e terá acesso às seguintes opções: “Cadernos Municipais”, “Perfil Avançado dos Municípios” ou “Perfil das Regiões”. Há uma gama de informações reunidas em temas, que podem ser pesquisadas por município, regiões do Paraná, ou o Estado como um todo.

Se a demanda é por série histórica, seleção de dados específicos etc., acesse a BDEweb (Base de Dados do Estado), por meio do selo disponível no menu, lado direito da página, e siga os passos:

1) Iniciar consulta;

2) Seleção de variáveis – por exemplo, clique letra D, se quiser densidade demográfica; letra P, se quiser população ou PIB, e assim por diante; ou digite o assunto no espaço em branco e clique em Localizar; em seguida, marque no quadradinho o(s) item(ns) de interesse da pesquisa e confirme com OK (ícone no canto inferior esquerdo da tela);

ATENÇÃO: quando aparece a relação de variáveis para que se escolha uma ou mais, no final da descrição de cada variável se encontram, entre parênteses: informações da série histórica e também a palavra “info”, na qual, clicando, vai aparecer um quadro com definição e fonte original dos dados. Para algumas variáveis também tem disponível um mapa temático.

3) Seleção de localidades (abrirá uma nova tela com as possíveis agregações) – por exemplo, no item 'Todos os municípios', clique no sinal de 'mais' (+) e selecione o município desejado. Aqui você poderá selecionar um local, alguns ou todos;

4) Seleção do período – selecione um período, alguns ou todos, usando os recursos do "CTRL" ou do "SHIFT";

5) O sistema mostrará uma tela de arranjo (como um esboço), com as opções: Visualizar resultado, Download do resultado e Gravar consulta.

É importante lembrar de confirmar cada operação com OK (canto inferior esquerdo da tela).

 

 
Gostaria de citar os dados do IPARDES em um trabalho. Preciso solicitar autorização?

As informações produzidas e/ou elaboradas pelo IPARDES são públicas e podem ser utilizadas livremente desde que seja citada a fonte. As informações publicadas na internet, ou geradas a partir delas, sejam tabelas ou gráficos, deverão conter a fonte originária dos dados e a fonte da consulta; além disso, a citação do endereço do sítio e o dia da consulta. Exemplo: dados do CAGED, extraídos da Base de Dados, no site do IPARDES, devem aparecer na tabela desta forma:

Fonte: CAGED - Extraído da BDEweb/IPARDES.

 

 
É possível obter um número anterior ou já esgotado, impresso, das publicações do IPARDES, como, por exemplo, a Revista Paranaense de Desenvolvimento ou o boletim de Análise Conjuntural?

Todos os números das revistas e boletins estão publicados no site da Instituição, em: http://www.ipardes.pr.gov.br. No entanto, estão disponíveis alguns números em versão impressa da Revista Paranaense de Desenvolvimento. Quem tiver interesse, entrar em contato pelo tel. (41) 3210-6378 ou pelo e-mail atendimento@ipardes.pr.gov.br.  

 

 
Como obtenho informações sobre IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Paraná, do Brasil e por município?

As informações sobre IDH do Estado do Paraná e de seus municípios podem ser obtidas de duas formas:

1) acessando o Anuário Estatístico do Estado do Paraná (no site do IPARDES, menu superior, em Publicações). Este é um produto pronto, para acesso rápido.

2) acessando a BDEweb, por meio do selo disponível no menu, lado direito da página principal, e seguindo os passos no link: ? Dúvidas... veja como fazer.

No entanto, as informações que abrangem o Brasil e seus municípios também são obtidas por meio do Atlas do Desenvolvimento Humano, em http://atlasbrasil.org.br/2013/.

 

 
Como posso ter acesso a dados estatísticos sobre o Paraná?

Os dados mais recentes e mais acessados (compilados em tabelas e gráficos) se encontram no Estudo “Paraná em Números” (menu horizontal, em Estatísticas, Pesquisas e Estudos). Para obter dados estatísticos atuais e antigos (pesquisados ou elaborados pelo IPARDES), acesse a BDEweb, por meio do selo disponível no menu, lado direito da página, e siga os passos, clicando no link:  ? Dúvidas... veja como fazer.

 

 
Onde posso obter telefones de contato de funcionário(s) do IPARDES?

O IPARDES não fornece telefones de contato pessoal de seus funcionários. Para contatos referentes às Áreas de Trabalho, clicar em Institucional --> Estrutura Organizacional --> Diretorias. Em outros casos, solicite a informação ao atendimento do IPARDES, pelo telefone (41) 3210-6378, ou ao Núcleo de Recursos Humanos (RH), pelos telefones (41) 3210-6321/6322.

 

 
Como fazer para trabalhar no IPARDES?

A seleção de funcionários para o IPARDES é feita via CONCURSO PÚBLICO, já que é um órgão da Administração Indireta (autarquia estadual), vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes). Segue o link direto para detalhes sobre os Concursos Públicos do Governo do Paraná --> http://www.administracao.pr.gov.br/Pagina/Concursos-Publicos. Ocasionalmente, pode surgir a necessidade de contratação temporária para serviços/projetos específicos; neste caso será feita a publicação de processo seletivo no site institucional. A seleção de pesquisadores/entrevistadores de campo não é da competência do Instituto, e sim de uma empresa terceirizada, contratada para a realização das pesquisas. Já, a seleção de estagiários é realizada por meio da Central de Estágio; segue o link: http://www.centraldeestagio.pr.gov.br/.

 

 
Como é o processo de seleção para o trabalho de campo nas pesquisas realizadas pela equipe do Centro Estadual de Estatística do IPARDES?

A seleção dos pesquisadores de campo/entrevistadores é realizada por meio da empresa vencedora do processo de licitação para a contratação de pessoal, a partir da necessidade de contratação temporária de profissionais para as pesquisas de campo realizadas pelo Instituto. Todas as informações relativas à seleção devem ser tratadas com a empresa terceirizada.

 

 
Se, mesmo encontrando os dados desejados, ainda necessitar de esclarecimentos ou mais informações, como devo proceder?

Caso tenha dúvidas e necessite de mais esclarecimentos, encaminhe e-mail para atendimento@ipardes.pr.gov.br.