Notícias

  • As pesquisas e os estudos do IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) serão utilizados como base para o desenvolvimento do Programa Observatório das Cidades do Paraná. O programa é resultado de parceria firmada entre o IPARDES; as Secretarias Estaduais das Cidades, do Planejamento e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e a Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná; as universidades estaduais; e a Fundação Araucária.
  • O presidente do IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), Jorge Callado, recebeu e assinou o termo de posse de novos servidores, que reforçam a equipe de técnicos da autarquia.
  • O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) disponibiliza, em seu site, um painel interativo com as estimativas da população para os municípios paranaenses de 2025 a 2050. O estudo apresenta a tendência da estrutura populacional por idade, sexo, área urbana e área rural e ainda população em idade escolar para os próximos 25 anos. Esse painel exibe cenários anuais para cada município, tendo como subsídio os resultados do Censo Demográfico de 2022.
  • O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), vinculado à secretaria estadual do Planejamento (SEPL), lançou nesta semana a “Coletânea de Notas Técnicas – 2023-2024”. A publicação traz informações sobre o Produto Interno Bruno (PIB) paranaense nas áreas da cultura, economia verde e atividades turísticas, além do Índice de Desempenho das Atividades Turísticas no Paraná (IDAT-PR) e os impactos socioeconômicos das operações de fomento realizadas pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC).
  • O Paraná registrou superávit na balança comercial em cinco anos desde 2019, de acordo com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), compilados a partir da Secretaria de Comércio Exterior do governo federal. O número iguala a quantidade de superávits dos nove anteriores - foram quatro déficits consecutivos entre 2011 e 2014.
  • A atividade econômica do Estado do Paraná, apresentou expansão de 1,5% em agosto de 2025, em comparação ao mês anterior. Essa taxa, ajustada sazonalmente, é a maior entre os 13 estados pesquisados pelo Banco Central no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR). O estudo foi feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e divulgado nesta sexta-feira (24).
  • O painel interativo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que apresenta o índice de preços de alimentos e bebidas no Paraná, recebeu atualizações que permitem uma análise mais aprofundada do cenário local. Com as mudanças, o Índice Ipardes de Preços Regional (IPR) passa a trazer dados de mais municípios, englobando mais produtos e estabelecimentos comerciais.