Notícias
- O painel interativo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que apresenta o índice de preços de alimentos e bebidas no Paraná, recebeu atualizações que permitem uma análise mais aprofundada do cenário local. Com as mudanças, o Índice Ipardes de Preços Regional (IPR) passa a trazer dados de mais municípios, englobando mais produtos e estabelecimentos comerciais.
- O presidente do IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), Jorge Callado, recebeu novos bolsistas do projeto "Monitoramento de Políticas Públicas no Paraná", coordenado por Angelita Bazotti: os sociólogos Lucas Nekel, Ana Quele Passos e Aline Cristina Batista Lima, e os economistas Leonardo Schmitz Mosca e Lúcia Moliani Braga.
- O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) tem um painel interativo com dados completos sobre o censo demográfico do Paraná e seus 399 municípios desde o primeiro levantamento realizado no Brasil, há 153 anos.
- O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), torna público o Edital 06/2025 com a realização de processo seletivo para a contratação de bolsistas com ensino superior completo. As bolsas serão destinadas ao projeto "Perfil dos Cuidadores de Pessoas Idosas no Paraná”, com o apoio do Fundo Paraná, da Secretaria da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Estado.
- Um estudo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) evidencia o papel estratégico da empresa como motor de desenvolvimento no Estado, com reflexos diretos em renda, emprego e arrecadação de impostos.
- O diretor-presidente do IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), Jorge Callado, e equipe receberam a controladora-geral do Paraná, Louise da Costa e Silva Garnica, para iniciar a etapa de análise de riscos do reteste do Programa de Integridade e Compliance do Paraná. Esta etapa busca fazer um levantamento de todos os riscos aos quais à organização está sujeita.
- Viabilizado com recursos do Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia, o projeto objetiva criar índices para definir os níveis hierárquicos de vulnerabilidade socioambiental aos riscos de desastres naturais para os 399 municípios do Estado.













