Grupo de Trabalho de Inovação do IPARDES apresenta ações do instituto 21/11/2023 - 16:43

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) destaca-se como uma instituição comprometida com o avanço e a prosperidade do estado do Paraná. Essa missão ganha força e efetividade por meio de seu Grupo de Trabalho de Inovação (GTI), uma equipe dedicada a impulsionar a criatividade, a eficiência e a aplicação de novas ideias dentro da instituição.

A presença do GTI é de suma importância, uma vez que proporciona um ambiente propício para o surgimento de soluções inovadoras, promovendo a modernização e a adaptação contínua às demandas do cenário socioeconômico em constante evolução. Esse grupo atua como um catalisador de mudanças, fomentando a busca por métodos mais eficazes e tecnologias avançadas para melhor atender às necessidades da sociedade paranaense.

Dentre os trabalhos levantados, merecem destaque diversas iniciativas que impactam positivamente a análise e compreensão do panorama econômico e social do Paraná. Os Painéis Interativos de Business Intelligence representam uma ferramenta valiosa para a visualização e interpretação de dados, facilitando a tomada de decisões informadas por meio de uma abordagem mais dinâmica e intuitiva. Os temas dos paineis disponíveis são variados: PIB dos Municípios, Agropecuária Paranaense, Análise Conjuntural, Mulheres do Paraná, dentre outros.

O Banco de Informações Regionais do Paraná Produtivo é outra contribuição notável, consolidando uma fonte de dados estratégicos que permite o acompanhamento e a avaliação do desempenho econômico em diferentes regiões do estado. Esse banco de informações se revela crucial para a formulação de políticas públicas mais precisas e alinhadas às particularidades de cada localidade.

O Índice de Preços Regional do Paraná (IPR) fornece insights preciosos sobre a variação de preços em diferentes regiões, contribuindo para a compreensão das dinâmicas econômicas locais.

Além disso, o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM) surge como uma medida abrangente que avalia o desenvolvimento socioeconômico dos municípios paranaenses.

Outras iniciativas, como o PIB da Economia Verde, a Matriz Insumo-Produto e o recente credenciamento de empresas para pesquisas de campo demonstram a amplitude do trabalho realizado pelo Grupo de Inovação do IPARDES. Sua atuação não apenas aprimora a eficiência interna, mas também fortalece a capacidade da instituição em fornecer informações e análises relevantes. Esse investimento em inovação é essencial para enfrentar os desafios do presente e construir um futuro mais próspero e sustentável para todos.