IPARDES e Fecomércio firmam Termo do Compromisso 22/11/2023 - 14:26

Instituto estadual e a Federação do Comércio celebram parceria visando cooperação técnica

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) e vice-governador do Paraná, Darci Piana, e o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), Jorge Augusto Callado, assinaram na última quinta-feira (16) um Termo de Compromisso. A parceria é um marco significativo para o progresso econômico do estado e o estímulo ao setor comercial, representando um compromisso mútuo em promover o crescimento, a inovação e o fortalecimento do mercado paranaense. Para o andamento do projeto, um dos pontos essenciais será o intercâmbio de informações existentes na BDEweb (Base de Dados do Estado): um sistema de informações estatísticas com mais de 15 milhões de dados classificados por grandes temas e assuntos.

Jorge Callado explica que o IPARDES detém conhecimento técnico, dados e análises que são cruciais para compreender a dinâmica econômica do Paraná, enquanto a Fecomércio traz a perspectiva prática do mercado, conhecendo as demandas, desafios e oportunidades.

“Este Termo de Compromisso assinado com a Fecomércio é importante porque aproximamos cada vez mais o IPARDES desse importante setor produtivo, deixando toda a nossa base de dados e análises dos nossos técnicos ao dispor, para que as tomadas de decisões desse segmento sejam cada vez mais orientadas por dados técnicos e científicos

Darcia Piana destaca que:

"Este novo acordo, que é uma renovação de um pacto entre o IPARDES e a Fecomércio PR, é muito importante para ambos os lados. Tanto o IPARDES pode usar nossos dados e nosso banco de dados, assim como as informações que a Federação de Comércio dispõe sobre o comércio, serviço e turismo do estado do Paraná. Nós também vamos utilizar os dados e informações que o IPARDES possa fornecer para a Fecomércio PR, a fim de melhorar ainda mais nossos serviços e nossa participação na economia do estado do Paraná. A Federação do Comércio, através de sua diretoria do conselho do SESC e SENAI, está muito agradecida por essa consideração que o IPARDES tem para o desenvolvimento do nosso estado."

SOBRE A FECOMÉRCIO
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) congrega 63 sindicatos empresariais e expressa a voz de mais de 500 mil empresas paranaenses de comércio, serviços e turismo. Tem a função de representar legalmente o empresariado junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como perante a sociedade. É apartidária e não governamental, mas realiza ações em parceria com entidades públicas e privadas, sempre com o propósito de alcançar resultados que façam a diferença no dia a dia de seus filiados e representados. Outra atribuição da Fecomércio PR é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Paraná.