IPARDES quer estreitar parcerias com o sistema cooperativista paranaense 01/03/2024 - 16:31

TEXTO: SISTEMA OCEPAR

Na tarde dessa quinta-feira (29/02), o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, recebeu a visita do presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), Jorge Augusto Callado Afonso. Ele veio acompanhado do diretor de Estatísticas, Marcelo Antônio, e da assessora técnica, Denise Esau, para apresentar alguns dados levantados pelo instituto sobre o cooperativismo paranaense e iniciar conversas para estreitar parcerias com o setor. Segundo Callado, “esta visita faz parte de uma estratégia da atual gestão de se aproximar das principais entidades do setor produtivo paranaense, para ver as demandas de cada um dos setores, para rever metodologias e ampliar a base de dados para que seja de parâmetro para a formulação de projetos de desenvolvimento do Paraná”, disse.

Empregos - Na reunião, que contou com as presenças dos superintendentes Nelson Costa, da Fecoopar, Robson Mafioletti, da Ocepar, e do gerente de Desenvolvimento Técnico, Flávio Turra, Callado ressaltou que “a notável expansão das cooperativas paranaenses, incluindo não somente as organizações ligadas ao agronegócio, como também as de crédito e serviços, por exemplo, pode ser comprovada pelo aumento considerável dos empregos no setor”.

Geração de dados- Segundo ele, o IPARDES tem como missão subsidiar o governo com dados para desenvolvimento de políticas públicas. “Essas informações podem ser utilizadas pelo Sistema Ocepar para realização de ações conjuntas, especialmente no desenvolvimento de planejamentos estratégicos, tomadas de decisões, aferição de projetos que já estejam em andamento, ou seja, ferramentas também de gestão. Temos a disposição, mais de 10 mil dados de diversos segmentos e setores da nossa economia”, frisou Callado.

Cooperativismo - O presidente do IPARDES fez questão de salientar que “o setor cooperativo é uma das forças motoras mais importantes do nosso estado, seja na geração de renda, emprego e na balança comercial, por isso este estreitamento de relações irá beneficiar tanto o instituto como o cooperativismo paranaense”, ressaltou.

IPARDES - Fundada em 1973, a Instituição surge no contexto de criação do Sistema Nacional de Planejamento. No início da década de 70, diante da crescente mudança no comportamento econômico do Paraná e das novas tendências da economia no setor agroindustrial, cria-se no Estado uma equipe denominada Grupo de Estudos para as Atividades Agroindustriais do Paraná - GEAAIP, atrelada ao Banco de Desenvolvimento Econômico do Paraná - Badep. Este grupo foi o embrião para o surgimento da Fundação Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, como órgão vinculado à futura Secretaria de Estado do Planejamento, nos moldes do que já ocorria no Governo Federal entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea e o Ministério do Planejamento.