Missão Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico-OCDE no Paraná 17/04/2024 - 14:45

O programa “Uma Abordagem Territorial para os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no Paraná” desenvolvido pela OCDE, busca impulsionar as parcerias público–privadas por meio dos ODS e ESG (Environmental, Social and Governance). O programa procura apoiar o desenvolvimento, implementação e monitoramento de estratégias para alavancar os ODS como ferramenta de formulação de políticas para abordar as barreiras, os benefícios, os custos e as contribuições do setor privado em relação ao desenvolvimento sustentável local.

Além disso, em meio às iniciativas do setor público para atingir os ODS, a abordagem ambiental social e de governança (ESG) ganhou força significativa em todo o mundo. O investimento em ESG tornou-se uma das principais formas de financiamento sustentável para o valor de longo prazo e alinhamento com os valores sociais, integrado em vários países da OCDE (OCDE-2021).

Seguindo orientações da OCDE e da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES-PR), o IPARDES implantou sua política de ESG, com adoção de políticas e práticas que visam a promoção da sustentabilidade ambiental, o fortalecimento social e uma governança eficiente.