Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED)

A Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Curitiba (PED/RMC), foi uma pesquisa realizada sob cooperação entre IPARDES, Fundação SEADE e DIEESE. O levantamento e correspondente produção estatística foram iniciados em dezembro de 1994 e encerrados em dezembro de 1997. Durante os três anos que esteve em campo, essa pesquisa de periodicidade mensal e contínua, cuja unidade básica de investigação era o domicílio residencial urbano, serviu como referência ao conhecimento do mercado de trabalho e a realidade social na RMC. A pesquisa coletou mensalmente informações sobre os moradores dos domicílios, por meio de entrevistas individuais com pessoas de dez anos ou mais de idade.

Originalmente, a metodologia e os conceitos utilizados na PED/RMC foram concebidos pelo DIEESE e pela Fundação SEADE/SP. O plano amostral adotado na PED/RMC foi o plano estratificado. Na época, a PED/RMC apresentava a particularidade de privilegiar a condição de procura do trabalho mesmo quando esta se associava a algum trabalho precário ou quando ela deixava de ocorrer nos últimos 30 dias anteriores à pesquisa. Dessa forma, conseguia captar formas de desemprego comuns ao mercado de trabalho brasileiro, tais como o desemprego oculto pelo trabalho precário e pelo desalento.

A PED/RMC permitia ainda, uniformemente, quantificar e caracterizar a inserção produtiva das pessoas economicamente ativas (PEA), o emprego, o desemprego e a remuneração do trabalho, possibilitando avaliar qualitativamente a evolução desses indicadores, as categorias de trabalhadores e os setores de atividade mais impactados pelo desemprego.

 

Tabelas