Notícias
- O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta terça-feira (09), no Palácio Iguaçu, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, para discutir as oportunidades de parcerias e investimentos, além do aprofundamento das relações comerciais entre o Paraná e o país vizinho.
- O desempenho positivo do Paraná contrasta com as exportações do Brasil e dos demais estados brasileiros. Ao todo, em média, as exportações brasileiras caíram 7% entre julho e agosto. Entre todos os estados do País, apenas Paraná, Rio Grande do Sul (10,2%), Sergipe (157,9%) e Roraima (45,3%) registraram aumento nas exportações ao longo do mês – os dois últimos, no entanto, apesar de terem registrado forte crescimento, têm uma pauta de exportação que representa apenas 3% do valor exportado pelo Paraná.
- A apresentação dos dados resulta do Termo de Cooperação, firmado entre as duas organizações, que estabelece a construção de indicadores para a tomada de decisões e o desenvolvimento de instrumentos de planejamento econômico na Fomento Paraná.
- Com um avanço de 6,1% nas atividades econômicas no primeiro semestre de 2025, o Paraná lidera o crescimento econômico anual dos estados.
- A expansão da cobertura de internet em áreas rurais, promovida com apoio do programa Conectividade Rural, do Governo do Estado, já resulta em um acréscimo anual de R$ 2,08 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná
- O presidente do IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), Jorge Callado, e o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, assinaram Termo de Cooperação que objetiva o levantamento, a análise e a sistematização de dados e indicadores econômicos e sociais atualizados sobre o município.
- Os dados estão sendo compilados pelas equipes técnicas, com aplicação da modelagem estatística para ponderação e expansão da amostra, e devem ser divulgados ainda em 2025 em um painel interativo.