Pesquisa Mensal de Emprego (PME)

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) foi um levantamento e produção periódica de indicadores sobre o mercado de trabalho brasileiro realizada desde os anos 1980 pelo IBGE em seis capitais estaduais: Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Ao longo de décadas, a pesquisa serviu como principal referência de mensuração do desemprego no País, tendo sido encerrada em fevereiro de 2016 e substituída pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C).

No Paraná, a PME foi implantada para a Região Metropolitana de Curitiba, e realizada pelo IPARDES em cooperação com IBGE, sucedendo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Seu levantamento e elaboração foram iniciados em 2003 e finalizados em outubro de 2013. Ao longo desse período, a Pesquisa propiciou para a área da capital paranaense indicadores idênticos aos gerados pelo IBGE paras as demais áreas das seis capitais pesquisadas, o que permitiu não só o acompanhamento da situação de desocupação, mas igualmente de outros aspectos correlatos como rendimentos do trabalho e massa de salários.

Os links abaixo permitem acesso em planilhas e arquivos txt, tanto para os dados mais gerais com aos microdados mensais, voltados ao uso e consultas mais aprofundadas. Adicionalmente, disponibilizam os informes mensais de divulgação publicados ao longo do período.

Tabelas

Boletins Mensais

Microdados