IPARDES lança “Coletânea de Avaliação de Políticas Públicas” 25/09/2025 - 16:22

O IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou a “Coletânea de Avaliação de Políticas Públicas”. Inédito no Brasil, o trabalho reúne 80 artigos em três grandes áreas (saúde, educação e segurança pública), escritos entre 2014 e 2024 por acadêmicos, órgãos governamentais e outros grupos de interesse. O Repositório está disponível no site do IPARDES (www.ipardes.pr.gov.br) e foi custeado pelo Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia.
O presidente do IPARDES, Jorge Callado, destaca a importância do trabalho da autarquia, que tem avançado e centrado esforços na área de avaliação de políticas públicas. “A avaliação de políticas públicas é uma área sensível e em desenvolvimento no Brasil. O IPARDES, como instituição de ciência, tecnologia e inovação, é um dos poucos institutos que fazem este tipo de análise. Pelo ineditismo e qualidade da coletânea, parabenizo a equipe pelo seu trabalho”, comenta.
O secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia, elogia a coletânea: "Estamos muito orgulhosos em lançar essa coletânea, que reflete nosso compromisso com a gestão baseada em evidências. Essa é uma ferramenta importante, uma referência de pesquisa, que pode contribuir muito para a gestão pública e para o futuro do Paraná. Quero parabenizar e agradecer a todos que contribuíram", comenta.
METODOLOGIA
De acordo com a chefe do Departamento de Avaliação de Políticas Públicas do IPARDES, Angelita Bazotti, outra novidade do trabalho é sua metodologia.
Os artigos foram selecionados por meio de métodos qualitativos de análise documental, utilizando software específico para auxiliar na categorização de trechos referentes à metodologia aplicada, objeto de estudo, perfil dos pesquisadores envolvidos e natureza da política pública em questão. A lista de artigos utilizou um método de coleta sistemática para diversificar ao máximo as fontes de informação.
Desta forma, procura-se conhecer os percalços mais comuns no processo avaliativo, possíveis avanços e inovações que possam ser adaptados e adotados pelo IPARDES e, de forma geral, investigar e mapear por quem e como são feitas as avaliações das políticas públicas brasileiras.