Paraná em Números

 
APRESENTAÇÃO

O Paraná constitui a quinta maior economia estadual do País, respondendo por cerda de 5% da população nacional. Sua economia apresenta marcante perfil agroindustrial, do qual despontam a produção de grãos como soja, milho e trigo e etapas posteriores de agregação de valor nas áreas de óleos vegetais, laticínios e de proteína animal, com destaque à produção de carne de aves. Conta também com importante atividade industrial, que se diversifica desde a produção de bens de consumo não duráveis, de insumos (madeira, papel e celulose e petroquímicos), bens duráveis como automóveis até bens de capital como tratores, caminhões e máquinas e equipamentos.

Além de atender aos mercados regional e nacional, parte relevante da produção estadual segue para o mercado internacional, destacando-se produtos do complexo soja, carnes e automóveis, entre outros. Com essas características, o Paraná tem se posicionado regularmente entre os dez principais estados exportadores do País.

Geograficamente, essa estrutura econômica é distribuída entre a área metropolitana da capital (Curitiba), que detém cerca de 44% e 34% do Produto Interno Bruto e da população estadual, respectivamente, e municípios de médio e pequeno portes, próximos à capital e a norte e a oeste, todos com importante concentração do setor de serviços do Estado. Além desses, tal estrutura se estende a uma grande rede de municípios de pequeno porte, caracterizados por forte presença da atividade agropecuária.

 

Tabela Paraná Dados Gerais

 

Mapa Paraná municípios mais populosos
 
 
PRODUTO INTERNO BRUTO - PIB ESTADUAL
pib001

 

pib003

 

 

 

valor add 2019

 

 

 

Mapa do Paraná com a participação dos municípios no total do PIB
 
ATIVIDADES ECONÔMICAS

AGROPECUÁRIA

Grãos produzidos

 

Frangos abatidos 2021

 

 

 

INDÚSTRIA

 

Transformação industrial 2019

 

 

Valor tranf 2019

 

Valor Transformacao principais Estados 2013 2019

 

 

 
COMÉRCIO EXTERIOR

 

Export Paises Destino 2021

 

Importações Países Origem 2021

 

Export Grupos Produtos 2021

 

Importaçoes Grupos de Produtos 2021

 

Evolução Balança Comercial 2011 2021

 

 
MERCADO DE TRABALHO

 

RendimentoReal

 

 

 

TaxaDesocupacao