Paraná em Números

 
APRESENTAÇÃO

O Paraná constitui a quinta maior economia estadual do País, respondendo por cerda de 5% da população nacional. Sua economia apresenta marcante perfil agroindustrial, do qual despontam a produção de grãos como soja, milho e trigo e etapas posteriores de agregação de valor nas áreas de óleos vegetais, laticínios e de proteína animal, com destaque à produção de carne de aves. Conta também com importante atividade industrial, que se diversifica desde a produção de bens de consumo não duráveis, de insumos (madeira, papel e celulose e petroquímicos), bens duráveis como automóveis até bens de capital como tratores, caminhões e máquinas e equipamentos.

Além de atender aos mercados regional e nacional, parte relevante da produção estadual segue para o mercado internacional, destacando-se produtos do complexo soja, carnes e automóveis, entre outros. Com essas características, o Paraná tem se posicionado regularmente entre os dez principais estados exportadores do País.

Geograficamente, essa estrutura econômica é distribuída entre a área metropolitana da capital (Curitiba), que detém cerca de 44% e 34% do Produto Interno Bruto e da população estadual, respectivamente, e municípios de médio e pequeno portes, próximos à capital e a norte e a oeste, todos com importante concentração do setor de serviços do Estado. Além desses, tal estrutura se estende a uma grande rede de municípios de pequeno porte, caracterizados por forte presença da atividade agropecuária.

 

 

 
 
PRODUTO INTERNO BRUTO - PIB ESTADUAL

 

 

 

 

 

 

 

 
ATIVIDADES ECONÔMICAS

AGROPECUÁRIA

 

 

 

 

INDÚSTRIA

 

 

 

 

 

 

 
COMÉRCIO EXTERIOR

 

 

 

 

 

 

 
MERCADO DE TRABALHO