Desenvolvimento Paranaense: Contexto, Tendências e Desafios

A presente publicação se origina das preocupações do Governo do Estado do Paraná e da Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes com os rumos do desenvolvimento paranaense. Ao mesmo tempo, resulta da missão institucional do IPARDES de acompanhamento, avaliação e interpretação da realidade estadual. Sob esse contexto, a Secretaria e o IPARDES compartilharam trabalhos de definição de focos relevantes e de interação dos mesmos com o sistema de planejamento estadual, na perspectiva de sua melhoria e modernização. Dessa sinergia derivam as diretrizes dos estudos aqui apresentados.

Este relatório procura lançar luzes sobre o futuro, tendo por objetivo maior oferecer insumos à discussão sobre os caminhos do desenvolvimento paranaense em prazo de pouco mais de uma década, atingindo especificamente o ano de 2035. Nessa linha, pretende indicar trajetórias e, sempre que possível, linhas de condução mais gerais, com o fim de ampliar o desenvolvimento estadual para além das tendências históricas registradas ao longo das últimas décadas.

O trabalho não é exaustivo nos temas sobre o Paraná, e se concentra em algumas áreas essenciais do ponto de vista de desenvolvimento regional. Fruto do esforço integrado e cooperado entre os pesquisadores do IPARDES dedicados à tarefa, as contribuições aqui apresentadas estão estruturadas em dois blocos de análise.

Na Parte 1, os capítulos versam sobre o campo da economia, com a verificação de componentes macroeconômicos, definidores das trajetórias de longo prazo, e da questão
crucial sobre produtividade, com destaque a características de avanço nas últimas décadas e indicações prospectivas. Adicionalmente, analisam a estrutura industrial estadual, inclusive sob um ponto de vista tecnológico e das relações de comércio exterior, em que se verifica o perfil de vantagens comparativas do parque produtivo local. Na sequência, examinam pontos
igualmente relevantes relativos à infraestrutura, com atenção a transportes e energia, para os quais apontam-se condições e possíveis trajetórias de expansão. A Parte 2 é voltada às questões do desenvolvimento humano. No primeiro capítulo discute-se a evolução tendencial e das possibilidades de avanço do IDH paranaense. O segundo capítulo, por sua vez, trata da expectativa de vida, sobre a qual se analisa a evolução presente e se indicam caminhos para sua otimização. Na continuidade, o capítulo sobre educação chama a atenção aos condicionantes do progresso educacional, principalmente em termos dos níveis (em anos de estudo) e da qualidade do ensino. Fechando os trabalhos, o capítulo sobre a questão habitacional procura analisar a situação presente e tratar dos indicativos de demanda futura por moradias no Estado, ao passo que o capítulo sobre saneamento básico trata da evolução hídrica e das condições de saneamento nos anos à frente.

Desenvolvimento Paranaense

Resumo Executivo