Projeto Paraná Eficiente

O Projeto de Inovação e Modernização da Gestão Pública no Paraná - Projeto Paraná Eficiente, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), foi estruturado para abordar os desafios do Estado do Paraná na prestação dos serviços de saúde e de outros serviços públicos prioritários; e para apoiar a implementação efetiva do plano de recuperação econômica em resposta aos impactos de curto, médio e longo prazo agravados pela pandemia da COVID-19.

O Projeto Paraná Eficiente selecionou quatro Programas do PPA 2020-2023 para serem apoiados com recursos do Banco Mundial: Saúde Inovadora para um Paraná Inovador; Paraná do Futuro: Sustentabilidade e Turismo; Gestão Pública, Transparência e Compliance - Programa 40 e; Planeja Paraná.

 

 

MANUAL OPERATIVO DO PROJETO

O Manual Operativo do Projeto (MOP) – aprovado pelo Banco Mundial (BIRD) e disponibilizada a versão de dezembro de 2022 – tem por objetivo orientar a Secretaria de Estado do Planejamento na gestão do Projeto Paraná Eficiente, bem como as Instituições Públicas envolvidas na implementação dos programas e ações que o integram, tendo em vista os compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Empréstimo Nº 9378-BR firmado entre o BIRD e o Estado do Paraná.  

Manual Operativo do Projeto (MOP)

 

MODELOS LÓGICOS

Os Modelos Lógicos do Projeto Paraná Eficiente são utilizados como ferramenta para planejar e auxiliar a elaboração e implementação de programas e projetos. Eles mostram a relação lógica entre os objetivos, insumos ou recursos, resultado final e riscos que compõem o programa ou projeto. Esse produto apresenta cinco modelos lógicos: Projeto Paraná Eficiente; Prestação de Serviços de Saúde; Dados Ambientais e de Risco de Desastres para Melhor Prestação de Serviços; Planejamento e Gestão do Investimento Público e Programa Paraná Produtivo

Modelo Lógico Paraná Eficiente

 

METODOLOGIA PARA VERIFICAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMBOLSO (DLI)

A metodologia adotada para a verificação e aferição dos DLI do Projeto Paraná Eficiente e desenvolvida pelo Ipardes atuando como Agência de Verificação Independente tem o intuito de contribuir para a transparência dos desembolsos do projeto.

Metodologia para Verificação dos Indicadores