IPARDES passa a ter acesso a recursos do Fundo Paraná 29/03/2023 - 11:00
Em novembro de 2021, a Lei estadual 20778 atribuiu ao IPARDES a condição de Instituição Científica e Tecnológica e de Inovação do Estado do Paraná. Além disso, ela oficializou a finalidade básica da instituição, que é a realização de estudos e pesquisas socioeconômicos e socioambientais destinados a orientar e subsidiar a formulação de políticas públicas estaduais e de programas e planos de atuação de órgãos e entidades públicos estaduais, e o desenvolvimento de pesquisas e instrumentos metodológicos e recursos especializados voltados ao aprimoramento do processo de tomada de decisões estratégicas, com foco no desenvolvimento estadual sustentável e na gestão baseada em evidências.
Esses fatos, somados à aprovação do Plano Geral de Trabalho, Previsão e Distribuição Orçamentária, apresentado na reunião do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CCT Paraná), garantiram ao IPARDES acesso a recursos do Fundo Paraná, que é formado por 2% da receita tributária estadual. O Plano apresentado tem por base a “Produção de Indicadores, Instrumentos de Análise e Estudos”, sendo desmembrado em três áreas de atuação: Organização e tratamento de informações; Levantamentos em campo; e Desenvolvimento de conhecimento.
O orçamento do Fundo disponível para o IPARDES, no valor de 10 milhões, poderá ser usado para ampliar as atividades de pesquisa e estatísticas que tenham foco na ciência, tecnologia e inovação. A entrada do Instituto foi consolidada no dia 27 de março, sendo uma grande conquista não só para a instituição como para toda a sociedade, conforme explica Jorge Callado, diretor-presidente do IPARDES: “É um estímulo obter esse reconhecimento, uma vez que o montante disponível é praticamente o dobro do orçamento anual do IPARDES. Além disso, a sociedade como um todo sairá beneficiada, uma vez que a ampliação dos estudos realizados pelo nosso corpo técnico de pesquisadores auxiliarão ainda mais os gestores públicos a formularem suas políticas públicas no Estado.”