Repositório Saúde
Localizar por palavra-chave ou texto:
Análise da implantação do Programa Telessaúde Brasil em Pernambuco, Brasil: estudo de casos
2015
Resumo: Este trabalho avaliou o grau de implantação no segundo componente da Rede de Núcleos de Telessaúde (RedeNutes) que compõe o Programa Telessaúde Brasil em seis municípios de Pernambuco, Brasil. Pautou-se no estudo de casos múltiplos nas dimensões gestora, municipal, global nos componentes de: planejamento, desenvolvimento, portal, teleassistência e tele-educação. Concluiu-se que a Telessaúde pode contribuir com a melhoria do cuidado integral à saúde da população assistida, porém necessita superar os problemas de adesão à intervenção, sobretudo em relação à Teleassistência.
Palavras-chave: Telemedicina; Educação a Distância; Programa Saúde da Família; Avaliação em Saúde
Resumo: Esse estudo tem por objetivo avaliar o impacto da atual Política Nacional de Saúde Bucal, conhecida como Programa Brasil Sorridente (PBS), sobre a provisão de serviços odontológicos no estado do Rio de Janeiro desde a sua implementação até o ano de 2010. Foram analisados itens da Atenção Básica – Estratégia Saúde da Família, da Atenção Especializada e de Fluoretação das águas. Conclui-se que a PNSB favoreceu a organização dos serviços de saúde bucal nos municípios fluminenses, embora ainda existam desafios a serem superados.
Palavras-chave: Saúde bucal; avaliação em saúde; política de saúde; atenção primária à saúde; atenção secundária à saúde.
Programa de controle da tuberculose no contexto municipal: avaliação de desempenho
2016
Resumo: O presente texto avalia o desempenho do Programa de Controle da Tuberculose em municípios paulistas, utilizando pesquisa de avaliação de serviços, com delineamento ecológico, utilizando três agrupamentos não hierárquicos.
Palavras-chave: Tuberculose, prevenção & controle. Avaliação de Programas e Projetos de Saúde. Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde. Avaliação de Serviços de Saúde.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a efetividade da assistência oferecida na atenção primária, segundo a ótica dos profissionais de saúde, comparando-se unidades com e sem médicos do Programa Mais Médicos. Pesquisa quantitativa que utilizou para coleta de dados, o instrumento Primary Care Assesment Tool – Brasil, versão para profissionais de saúde, na totalidade das unidades de saúde da família, no município de Cascavel, no interior do Paraná, de novembro de 2015 a fevereiro de 2016.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Médicos de Atenção Primária, Enfermeiros, Avaliação de serviços de saúde.
Avaliação da implantação do Programa de Controle da Hanseníase em Camaragibe, Pernambuco
2017
Resumo: O artigo avalia a implantação das ações do Programa de Controle da Hanseníase no município de Camaragibe, Pernambuco, Brasil. Com os métodos da pesquisa avaliativa de tipo ‘análise de implantação’, baseada em critérios, indicadores e parâmetros orientados pela construção do Modelo Lógico; analisaram-se quatro componentes – gestão, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, educação em saúde e comunicação. Utilizou-se observação direta/questionário e dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
Palavras-chave: Avaliação em Saúde; Hanseníase; Controle de Doenças Transmissíveis; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Atenção Primária à Saúde.
Resumo: O objetivo do artigo foi avaliar o desempenho da rede de diagnóstico no processo de implantação do Programa de Prevenção e Controle das Hepatites Virais (PEHV) no estado de São Paulo, Brasil, no período de 1997 a 2012. O estudo avaliativo baseou-se em pesquisa documental e entrevista estruturada, associadas a uma análise de séries históricas de indicadores desenvolvidos para avaliar o processo de implantação do PEHV, utilizando dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).
Palavras-chave: Hepatite Viral Humana; Planos e Programas de Saúde; Técnicas e Procedimentos Diagnósticos; Estudos de Avaliação.
Resumo: O presente trabalho analisa o impacto da política de copagamento de medicamentos, por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular (ATFP), sobre a mortalidade e as internações hospitalares no Brasil. Verificou-se que a diminuição no custo de medicamentos está associada com a redução da mortalidade por doenças circulatórias e a diminuição nas internações por diabetes, hipertensão, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. A base de dados consiste em um painel por município e ano, entre 2000 e 2012, por doença.
Palavras-chave: Copagamento. Medicamentos. Saúde. Mortalidade. Hospitalização.
Resumo: O objetivo do artigo foi analisar a implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade segundo gerentes de Unidades Básicas de Saúde. Utilizou-se a história oral temática, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco gerentes de Unidades Básicas de Saúde que participaram ativamente dos dois ciclos do Programa em um distrito administrativo do município de São Paulo.
Palavras-chave: Gestão da qualidade; Políticas públicas de saúde; Avaliação em saúde; Avaliação de programas e projetos de saúde; Educação continuada.
Programa Mais Médicos: avaliando a implantação do Eixo Provimento de 2013 a 2015
2017
Resumo: Neste artigo realizamos análise documental, análise de bancos de dados oficiais e revisão de literatura, com o objetivo de avaliar resultados do provimento de médicos do Programa Mais Médicos alcançados até 2015.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde. Escassez de médicos. Programa Mais Médicos.
Resumo: A pesquisa objetivou avaliar como o Programa Mais Médicos vem sendo implementado em áreas rurais e a contribuição do provimento de médicos para garantir atenção integral à saúde. Realizou-se estudo em município predominantemente rural no estado do Pará, conduzindo-se 42 entrevistas com: profissionais, gestores de saúde, conselheiros e usuários; submeteram-se as entrevistas à análise de conteúdo.
Palavras-chave: Médicos de atenção primária. Áreas rurais. Saúde.
Hanseníase e Atenção Primária à Saúde: uma avaliação de estrutura do programa
2017
Resumo: O presente trabalho objetivou avaliar a estrutura do programa municipal de controle da hanseníase, em Canaã dos Carajás (Pará), no contexto da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo de avaliação de programas de saúde, com foco na hanseníase, tendo como público-alvo os gestores do programa de hanseníase e os gerentes das unidades de saúde da atenção primária. Foram utilizados dois questionários diferentes, elaborados especificamente para esse fim.
Palavras-chave: Hanseníase. Avaliação em saúde. Estrutura dos serviços. Atenção Primária à Saúde. Avaliação de serviços de saúde.
Avaliação do Programa de Controle da Tuberculose: um estudo de caso
2017
Resumo: Este estudo avaliou o grau de implantação do Programa de Controle de Tuberculose (PCT) em Divinópolis (MG).
Palavras-chave: Tuberculose. Atenção Primária à Saúde. Avaliação de programas e projetos de saúde.
Resumo: Neste estudo, analisa-se a implantação do Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica em 316 municípios. Foi realizada uma avaliação normativa das dimensões estrutura física/recursos humanos e processo e análise de aspectos do contexto organizacional.
Palavras-chave: Assistência Farmacêutica. Políticas públicas de saúde. Avaliação em saúde. Atenção Primária à Saúde.
Resumo: O artigo objetiva avaliar o grau de implantação do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) em dois municípios fronteiriços de Mato Grosso do Sul – Corumbá e Ponta Porã –, Brasil, em 2016 aplicando os métodos de avaliação normativa, baseada em indicadores da estrutura e do processo de trabalho; foram aplicados questionários a profissionais envolvidos na prevenção e controle da dengue.
Palavras-chave: Dengue; Serviços de Saúde; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Áreas de Fronteira; Estudos de Avaliação.
Resumo: O estudo objetivou avaliar o desempenho da Estratégia Saúde da Família após implementação do Programa Mais Médicos (PMMB) no território do Marajó-PA-Brasil, através da série histórica de quatro indicadores de cuidados primários no período de 2011-2015: cobertura populacional, proporção de nascidos vivos de mães por consultas de pré-natal, taxas de internação por condição sensível a atenção primária (ICSAP) e taxa de mortalidade infantil.
Palavras-chave: Estratégia Saúde Família, Atenção Primária, Estudo série histórica.
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é avaliar a efetividade da melhoria de acesso a medicamentos por meio do Farmácia Popular, em diferentes grupos etários, sobre indicadores de internação hospitalar e mortalidade por hipertensão, diabetes e asma do Brasil, no período de 2004 a 2016. Foi empregado o modelo de diferenças em diferenças (DiD) com efeito fixo, considerando: i) as vertentes RP e Rede ATFP; ii) o tempo de exposição do município ao PFPB; iii) a densidade intramunicipal, medida pelo número de estabelecimentos credenciados; e iv) o transbordamento espacial da cobertura.
Palavras-chave: Avaliação de efetividade; Avaliação de impacto; Farmácia popular;
Resumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar a implantação das ações de controle da esquistossomose mansônica do Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas em três municípios de Pernambuco, Brasil. Os métodos utilizados foram a observação direta e entrevistas com gestores e técnicos dos níveis estadual, regional e municipal.
Palavras-chave: Esquistossomose; Vigilância em Saúde Pública; Planos e Programas de Saúde; Avaliação em Saúde.
Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)
2019
Resumo: A Avaliação Executiva abordou o diagnóstico, o desenho, a implementação, a governança, os resultados, a execução orçamentária e insights sobre a eficiência e economicidade do gasto do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica – CEAF realizada pelo Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), com metodologia do Guia Prático de Análise Ex-post (2018).
Palavras-chave: Avaliação executiva; Avaliação de Políticas Públicas; CEAF; Avaliação Ex-post.
Programa Mais Médicos sob o olhar dos usuários: uma perspectiva avaliativa
2019
Resumo: Este estudo objetivou avaliar a implantação do Programa Mais Médicos (PMM) de um município no interior baiano por meio dos usuários. Trata se de uma pesquisa avaliativa realizada em 11 equipes de saúde da família tendo a participação de 30 usuários. Realizou-se entrevista semiestruturada e os dados foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo temática. Foi também construída uma matriz de julgamento de modo a apontar o mérito alcançado.
Palavras-chave: direito à saúde; políticas públicas; atenção primária à saúde.
Impacto do Programa Farmácia Popular do Brasil sobre a saúde de pacientes crônicos
2019
Resumo: O objetivo do presente artigo foi avaliar o impacto da ampliação do acesso a medicamentos pelo Programa Farmácia Popular do Brasil sobre indicadores de internações hospitalares e óbitos por hipertensão arterial e diabetes. Foi usado o modelo estatístico de diferenças em diferenças com efeito fixo.
Palavras-chave: Doença Crônica, tratamento farmacológico. Assistência Farmacêutica. Avaliação de Programas e Projetos de Saúde. Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
Desempenho do programa de controle da tuberculose na estratégia saúde da família
2020
Resumo: O presente artigo buscou avaliar o desempenho do Programa de Controle da Tuberculose na Estratégia Saúde da Família no município do Rio de Janeiro usando o método estudo descritivo. Utilizou-se um formulário estruturado para avaliar o desempenho do Programa. A análise das variáveis foi realizada através da estatística descritiva.
Palavras-chave: Tuberculose; Estratégia Saúde da Família; Pesquisa sobre Serviços de Saúde; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde.
Resumo: O objetivo foi avaliar a implantação do Programa Mais Médicos (PMM) com base no estudo de caso do Espírito Santo, Brasil. Para tal, foram analisados os documentos que instituíram o PMM, permitindo a criação de um modelo lógico e dados do PMM no Espírito Santo (2013-2016) gerando a criação de indicadores da proporção de médicos antes e após o programa com os parâmetros. Os dados foram analisados com os testes não paramétricos de Wilcoxon e Kruskal-Wallis.
Palavras-chave: Medicina de Família e Comunidade; Sistema Único de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Políticas Públicas de Saúde; Avaliação em Saúde.
O Impacto das UPAs 24h sobre Indicadores Hospitalares e Saúde Populacional
2020
Resumo: Este estudo avalia os impactos da abertura de UPAs no estado do Rio de Janeiro, um pioneiro na política, em um conjunto de indicadores excepcionalmente amplo, incluindo demanda por serviços hospitalares e indicadores de desempenho hospitalar, realocação de recursos hospitalares, realocação na demanda por serviços entre estabelecimentos de saúde e saúde da população.
Palavras-chave: UPA; Serviços de urgência e emergência; Avaliação de impacto em Saúde.
Resumo: Investigou-se a implementação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNSI LGBT) no Paraná, a partir de quatro grupos focais com 48 participantes, em uma abordagem qualitativa. Foram definidos quatro eixos de análise: acesso da população LGBT à atenção integral à saúde; ações de promoção e vigilância em saúde; educação permanente e educação popular em saúde; e monitoramento e avaliação das ações de saúde.
Palavras-chave: Política pública. Equidade em saúde. Pessoas LGBT. Sistema Único de Saúde.
Resumo: Este documento es de los primeros en evaluar los impactos de corto plazo de un programa de visitas domiciliarias a escala integrado completamente con los servicios de atención primaria em salud (en este caso, la Estratégia Saúde da Família de Brasil). Nuestra estrategia de identificación explota la aleatorización original del programa Cresça Com Seu Filho en Fortaleza a nivel de agente comunitario de salud (ACS).
Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família, agentes comunitarios de salud, visitas domiciliarias, desarrollo infantil, Brasil.
Política de Subsídio Tributário a Medicamentos
2021
Resumo: Foram propostas avaliações da política de concessão de subsídio tributário a medicamentos referentes ao desenho através de um levantamento do histórico e das principais características da política de regulação de preços de medicamentos no Brasil; ao impacto, contudo não foi possível realizar a avaliação de impacto originalmente concebida devido a indisponibilidade de dados longitudinais com informações sobre o tratamento tributário dos medicamentos e as variáveis de resultado da pesquisa; e ao resultado A metodologia proposta para responder essa pergunta envolveu a estimação das despesas (monetárias e não monetárias) e do subsídio tributário com medicamentos, sua evolução e distribuição por perfis de famílias e de rendimento, perfil de consumo de medicamentos pelas famílias e dificuldade de acesso, considerando as informações e o período abrangidos nas últimas três Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF’s 2002-2003, 2008-2009 e 2017-2018).
Palavras-chave: Regulação de preços de medicamento; avaliação de desenho; avaliação de impacto; avaliação de resultados.
Analysis of the degree of implementation of Health Academy Program in a Brazilian midsize town
2021
Abstract: The aim of this study was to analyse the degree of Health Academy Program implementation in a Brazilian midsize town Vitória de Santo Antão, Pernambuco State, in 2018. This is an evaluative study that carry out a normative approach, considering the dimensions of structure and process related to work process.
Keywords: Health Evaluation; Primary Health Care; Exercise; Unified Health System
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o grau de implementação do Programa Academia da Saúde em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, no ano de 2018. Trata-se de um estudo avaliativo que adota uma abordagem normativa, considerando as dimensões de estrutura e processo relacionadas ao processo de trabalho.
Palavras-chave: Health Evaluation; Primary Health Care; Exercise; Unified Health System
Resumo: O objetivo deste artigo foi avaliar o impacto do Programa Academia da Saúde sobre a mortalidade por Hipertensão Arterial Sistêmica no estado de Pernambuco, Brasil. Este estudo quase- experimental configura-se como uma avaliação de impacto de políticas públicas, desenvolvida através da aplicação do método do Pareamento por Escore de Propensão, nos anos de 2010 e 2017.
Palavras-chave: Hipertensão, Mortalidade, Avaliação de Programas e Projetos de Saúde, Avaliação do Impacto na Saúde.
Resumo: Este estudo avalia a implementação e descreve as ações desenvolvidas no Programa Saúde na Escola (PSE) pelas equipes de saúde da atenção básica que aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) em 2012, 2014 e 2018.
Palavras-chave: Promoção da Saúde Escolar; Avaliação dos Serviços de Saúde; Atenção Primária à Saúde.
Resumo: O objetivo deste artigo foi avaliar o grau de implantação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPCD) em oito estados nas cinco regiões geográficas brasileiras. Realizou-se estudo de casos múltiplos mediante pesquisa avaliativa do grau de implantação da RCPCD nos estados/casos: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e São Paulo. Para tanto, desenvolveu-se um modelo lógico da política e uma matriz de medidas.
Palavras-chave: Pessoas com Deficiência; Avaliação em Saúde; Política de Saúde
Resumo: Objetivou-se avaliar o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A em Minas Gerais. Utilizou-se método misto sequencial explanatório. Na abordagem quantitativa, utilizou-se instrumento. Na abordagem qualitativa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas.
Palavras-chave: Deficiência de vitamina A, Educação alimentar e nutricional, Avaliação de programas e projetos de saúde.
Previne Brasil: Previne Brasil: Análise da distribuição dos recursos e diagnóstico de resultados
2023
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o programa Previne Brasil em seus aspectos centrais e compará-lo com seu predecessor, o Piso da Atenção Básica (PAB). Para tal fim, as análises incluem estatísticas descritivas, análises de tendência temporal, análises de distribuição espacial, e análises de regressão linear múltipla.
Palavras-chave: Previne Brasil; Avaliação em Saúde; Piso da Atenção Básica.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de implementação do programa escolar #Tamojunto2.0, disseminado pelo Ministério da Saúde, na prevenção do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes. Trata-se de estudo de métodos mistos. Foram utilizados formulários de observação, avaliação e roteiro de entrevista semiestruturada, os dados coletados foram submetidos às análises descritiva e temática.
Palavras-chave: ciência da implementação, avaliação de programa, prevenção do abuso de drogas, adolescentes, escolas.
Resumo: Com o objetivo de avaliar o desempenho de um hospital do interior do Estado do Ceará nos eixos normativos do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino após a contratualização com o Sistema Único de Saúde, foi realizada uma pesquisa avaliativa, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, pautada na Avaliação de Quarta Geração de Guba e Lincoln (1989), no período de novembro de 2014 a maio de 2015.
Palavras-chave: Hospitais de ensino. Avaliação. Método.
Resumo: Para este estudo, utilizou-se a análise da contribuição. Foi explicitada a cadeia de resultados da intervenção e a teoria da mudança (TM), para analisar os elementos relacionados à sustentabilidade dos resultados do Programa Academia da Cidade (PAC) do município de Recife- PE, entre 2002 e 2016.
Palavras-chave: Avaliação em saúde. Análise da contribuição. Teoria da mudança. Análise de resultados. Promoção da saúde.
Avaliação da implantação do Consultório na Rua: um estudo de caso
2022
Resumo: Realizamos análise de implantação do programa Consultório na Rua, na cidade de São Paulo, por meio de pesquisa participativa e estudo avaliativo de caso, que envolveu observação participante, entrevistas e análise documental.
Palavras-chave: Atenção Básica. Pessoas em situação de rua. Redução de danos. Avaliação de programas e projetos de saúde.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a implantação das ações do Programa de Controle da Esquistossomose (PCE) em três municípios da Mata Sul de Pernambuco. Trata-se de uma avaliação normativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais da vigilância em saúde e da atenção básica.
Palavras-chave: Avaliação em saúde. Esquistossomose. Doenças negligenciadas. Vigilância em saúde pública. Atenção Primária à Saúde.
Programa de Controle da Hanseníase: uma avaliação da implantação no nível distrital
2017
Resumo: Constitui objetivo deste estudo o de avaliar a implantação das ações do Programa de Controle da Hanseníase (PCH) em nível distrital no município de Recife, Pernambuco. Trata-se de avaliação normativa, baseada em critérios e parâmetros orientados pela construção de um modelo lógico.
Palavras-chave: Avaliação em saúde. Hanseníase. Serviços de saúde.
Hospitais filantrópicos beneficiados por programa de incentivo financeiro: uma análise de desempenho
2018
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho dos hospitais participantes do programa de incentivo financeiro para hospitais filantrópicos em 2012. Foram analisados os indicadores de desempenho segundo o porte hospitalar e o porte municipal, empregando-se o modelo de desempenho do Proadess (Avaliação de Desempenho do Sistema de Saúde).
Palavras-chave: Administração hospitalar. Serviços de saúde. Indicadores de serviços. Gestão em saúde. Serviços hospitalares.
Avaliação da eficácia do Programa Rede Mãe Paranaense
2020
Resumo: Este estudo pretende avaliar a eficácia do Programa Rede Mãe Paranaense, criando um índice avaliativo para os objetivos do programa referentes ao seguimento da criança, a fim de estipular o grau em que foram concretizados. A análise de dados foi realizada a partir da comparação entre frequências relativas obtidas no estudo e as propostas do programa, calculando-se a razão entre essas frequências para se obter o índice avaliativo, ou seja, para descobrir quanto foi alcançado da meta estipulada.
Palavras-chave: Avaliação de programas e projetos de saúde. Saúde da criança. Indicadores básicos de saúde. Atenção Primária à Saúde.
Avaliação do Programa Jovem Aprendiz a partir de um Estudo Quase-Experimental
2018
Resumo: Esta pesquisa objetivou avalia r a contribuição do Programa Jovem Aprendiz na vida de adolescentes de 15 a 18 anos, em termos de desenvolvimento profissional, empregabilidade e autoeficácia. Foi realizado um estudo quase-experimental, com dois momentos de coleta de dados – no início da formação e seis meses depois. Foram pesquisados 250 adolescentes participantes do programa (grupo experimental) e 259 não participantes (grupo controle).
Palavras-chave: Jovem aprendiz, formação profissional, desenvolvimento profissional, empregabilidade, autoeficácia.