Divulgada nova edição da Análise Conjuntural 08/08/2023 - 14:50

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) publicou nesta semana o 45º volume da Análise Conjuntural, documento analítico composto por artigos escritos por economistas do Núcleo de Macroeconomia e Desenvolvimento Regional do IPARDES e que foca na descrição, avaliação e previsão dos movimentos de curto prazo da economia do Estado.

Nesta edição, a Análise Conjuntural traz um texto de autoria do economista Guilherme Amorim sobre a produção de eletricidade a partir de resíduos animais. Segundo o autor, os rebanhos que alimentam a produção pecuária paranaense têm, gradualmente, se tornado fonte relevante de geração de energia elétrica. Essa transformação do passivo ambiental, além de um ser um meio de redução de custos, torna os estabelecimentos pecuários menos vulneráveis a prejuízos causados por eventos climáticos extremos.

Amorim, em outro artigo, aborda a indústria paranaense e os custos de seus insumos. No texto, a expansão da indústria de transformação se deu principalmente pela fabricação de produtos relacionados ao agronegócio, sendo o abate e a fabricação de carne o vetor de crescimento.

Em outro artigo, de autoria do economista Francisco Gouveia Castro, analisa-se os fatores determinantes para a expansão do PIB paranaense no primeiro trimestre de 2023. Segundo Castro, a expansão de 9,16% - o 4º aumento consecutivo, foi provocado pelo desempenho da agropecuária, da indústria de transformação e pela geração de energia elétrica. Os dados sinalizam que o comportamento do agregado será positivo ao longo do ano, uma vez que calendário de colheita da soja finaliza em maio bem como a demanda internacional por produtos primários deverá seguir em alta até o fim do ano.

Leia aqui a Análise Conjuntural