IPARDES desenvolve projetos de inovação 06/11/2024 - 16:49

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) tem se destacado na realização de estudos e pesquisas que orientam e subsidiam a formulação de políticas públicas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e social sustentável.

O Instituto é um dos principais motores de inovação do Estado do Paraná, e vem investindo fortemente em iniciativas tecnológicas para aprimorar pesquisas e análises, projetos de desenvolvimento sustentável, como os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, além de parcerias estratégicas com secretarias e instituições do Estado.

Na condição de Instituição Científica e Tecnológica e de Inovação do Estado do Paraná, o IPARDES tem trabalhado em projetos inovadores que estão transformando a realidade do Paraná. O Grupo de Trabalho de Inovação (GTI) do IPARDES atua como um catalisador de mudanças, fomentando a busca por métodos mais eficazes e tecnologias avançadas para melhor atender às necessidades da sociedade paranaense.

Entre os projetos realizados, destacam-se aqueles que promovem uma melhor compreensão e análise do panorama econômico e social do Paraná.

O Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM) mede o desempenho dos 399 municípios do Estado do Paraná, considerando três dimensões: renda, emprego e produção agropecuária, saúde e educação. O Índice tem por finalidade avaliar e acompanhar anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos municípios paranaenses, servindo como base para o programa Rota do Progresso.

A Matriz de Insumo-Produto (MIP) apresenta as relações entre os setores da economia ao registrar os fluxos de bens e serviços e demonstrar as relações intersetoriais dentro do sistema econômico de um país ou estado. Pode ser utilizada para estimar o impacto sobre a produção, emprego e renda das atividades econômicas, de projetos governamentais e do setor privado sobre a economia local e nacional.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Economia Verde Paranaense é um indicador calculado com base nos dados do Sistema de Contas Regionais do IBGE e na taxonomia da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). A Economia Verde é entendida como um modelo econômico que tem o objetivo de melhorar o bem-estar da população, ao mesmo tempo em que procura reduzir os riscos ambientais e promover o uso racional dos recursos naturais.

Os Painéis Interativos de Business Intelligence (BI) representam uma ferramenta valiosa para a visualização e interpretação de dados, facilitando a tomada de decisões informadas por meio de uma abordagem mais dinâmica e intuitiva. Temas como Mulheres do Paraná, PIB dos Municípios, Agropecuária Paranaense, entre outros, são abordados nesses painéis.

Os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável por Bacias Hidrográficas do Estado do Paraná (IDS), apresentam um conjunto de métricas destinadas a subsidiar a formulação de políticas públicas, especialmente aquelas vinculadas ao setor de recursos hídricos. Esses indicadores abordam aspectos regionais como uso e cobertura da terra, vegetação nativa, fauna ameaçada, unidades de conservação, qualidade das águas, recursos hídricos e energéticos, entre outros. Além do eixo ambiental, os indicadores também abordam temas como demografia, saúde e atividades econômicas.

O Produto Interno Bruto das Atividades Turísticas do Paraná, permite a visualização da dimensão desse segmento na economia do Estado. Foi calculado a partir de dados disponibilizados pelo IBGE, representando importante elemento adicional à análise do setor, podendo, inclusive, subsidiar futuras políticas públicas.

O Índice de Desempenho da Atividade Turística no Paraná (IDAT) mede o desempenho da atividade turística nos municípios paranaenses, oferecendo dados fundamentais para o planejamento, gestão e acompanhamento do setor em todo o Estado. Com o IDAT, gestores públicos e da iniciativa privada ganham uma ferramenta estratégica para a tomada de decisões, visando o fortalecimento e o desenvolvimento do turismo local com base em indicadores precisos e atualizados.

  • Ademais, o IPARDES segue trabalhando em novos projetos de inovação, dentre os quais merecem destaque:

Índice de Preços Regional do Paraná (IPR): Tem por objetivo a interação colaborativa entre Receita Estadual do Paraná (REPR) e IPARDES, voltada ao desenvolvimento de conhecimento e à classificação de produtos, baseados em notas fiscais eletrônicas. Esse projeto fornecerá uma compreensão das variações de preços de diversos produtos em diferentes municípios, contribuindo para o entendimento das dinâmicas econômicas locais.

Caderno Estatístico Municipal: Em sua nova versão o caderno trará um painel interativo com dados territoriais, sociais e econômicos detalhados para os 399 municípios do Paraná, proporcionando aos usuários uma experiência mais dinâmica e acessível. Atualizado conforme o calendário das fontes oficiais, o painel oferecerá séries históricas que facilitam a análise do desenvolvimento local ao longo do tempo. Além disso, permitirá o compartilhamento direto nas redes sociais e disponibilizará várias opções de download, como CSV, Excel, PDF e PowerPoint, tornando o acesso e a utilização das informações mais práticos e versáteis.

Pesquisa de Caracterização Socioeconômica e Insegurança Alimentar nos Domicílios Paranaenses: Com o apoio de recursos financeiros do FUNDO PARANÁ, este projeto busca quantificar a vulnerabilidade social em regiões imediatas do Estado do Paraná, tanto em áreas urbanas quanto rurais, identificando insegurança alimentar domiciliar, de acordo com a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). A pesquisa levantará dados e informações que podem auxiliar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à erradicação da pobreza (ODS 1), fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), saúde e bem-estar (ODS 3) e redução das desigualdades (ODS 10).

Importância do nível educacional para o desempenho tecnológico do Paraná: Viabilizado com recursos monetários do FUNDO PARANÁ, o projeto analisará a importância do nível educacional para o desenvolvimento tecnológico do Estado do Paraná, identificando os reflexos da difusão da tecnologia no processo educativo, que aumenta significativamente as chances de sucesso dentro do processo de desenvolvimento econômico.

Sistematização da Produção de Avaliação de Políticas Públicas no Brasil: Produzirá inventário e sistematização das avaliações de políticas e programas públicos brasileiros, podendo se estender para algumas experiências internacionais, com foco nas áreas da educação, saúde e segurança pública. O projeto conta com o apoio do FUNDO PARANÁ, que oferece os subsídios necessários sua implementação.

O IPARDES segue olhando para o futuro com otimismo e determinação. Os novos projetos em andamento fortalecem a capacidade da instituição em fornecer informações e análises relevantes à sociedade paranaense. Com uma visão estratégica e uma equipe dedicada, o instituto está preparado para continuar entregando projetos de inovação ao Estado do Paraná.