IPARDES participa de reunião da RIPSA 10/10/2023 - 10:54

A Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA), grupo de natureza colaborativa, solidária e integrada, voltado para geração, análise e disseminação de dados atualizados aplicados às políticas públicas de saúde no Brasil, teve evento promovido pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Seguindo com os trabalhos, o IPARDES participou nesta terça-feira (10) da reunião com todos os representantes das instituições que compõem o Comitê de Gestão de Indicadores (CGI) Socioeconômicos. O grupo foi criado com a finalidade de aperfeiçoar continuamente as bases de dados disponíveis, mediante análises e adequações periódicas referentes às quatro categorias de indicadores: Demográficos e socioeconômicos; Mortalidade; Morbidade e fatores de risco; Recursos e cobertura. Participaram da reunião os colaboradores e técnicos Adilson Apolinário, Angelita Bazotti, Iago Chiarelli, Lenita Marques, Leonildo de Souza e Paulo Delgado.

Além do Socioeconômico, o IPARDES participa também do CGI Demográficos.

RIPSA

Durante mais de vinte anos, a RIPSA articulou um conjunto de instituições nacionais para que estabelecessem um conjunto de indicadores básicos sobre as condições de saúde e seus determinantes a partir de informações facilmente acessíveis pelos usuários e construídas mediante processo de pactuação interinstitucional.

Composta por instituições governamentais e não governamentais envolvidas na definição, produção e análise de dados, informações e indicadores relativos à situação de saúde dos brasileiros, a RIPSA foi instituída em 1996 pelo Ministério da Saúde - em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para promover ações de intercâmbio de conhecimentos que aprimorassem a análise dessa situação, a gestão da informação, o planejamento, o monitoramento e a avaliação da saúde da população brasileira.