IPARDES recebe bolsistas para projetos do Fundo Paraná 13/11/2023 - 11:54
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), após ter projetos de pesquisas aprovados para serem financiados pelo Fundo Paraná e realizar a seleção de bolsistas de nível superior, apresentou os aprovados classificados. A nova equipe de trabalho foi recebida por Jorge Callado, diretor-presidente do instituto, que deu as boas-vindas aos novos profissionais. “A seleção realizada pelo IPARDES para os bolsistas atuarem em nossos projetos financiados pelo Fundo Paraná representa a importância de um fundo específico para ciência e tecnologia e as ações conjuntas entre o IPARDES e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação”.
Para a vaga para na área de Economia do projeto “Importância do nível educacional para o desenvolvimento tecnológico do Estado do Paraná”, coordenado pelo professor e técnico do Departamento de Estudos Econômicos e Ambientais, Ricardo Kureski, foi selecionado Thiago Magalhães Borges.
Para o projeto “Pesquisa e Produção de Dados Socioeconômicos Primários, voltados ao Levantamento e Análise de Perfis da População e do Setor Produtivo”, coordenado por Adilson Apolinário, chefe do Departamento de Métodos Quantitativos, os selecionados foram Conceição Aparecida dos Santos e Jackeline Saori Teixeira para a área de Ciências Sociais e Vinicius Brasil Taborda e Valdeir de Oliveira Prestes para a área de Economia.
Já o projeto “Sistematização da Produção de Avaliação de Políticas Públicas no Brasil”, desenvolvido no Departamento de Avaliação de Políticas Públicas e coordenado por Lenita Maria Marques, pesquisadora do Núcleo de Estudos Populacionais e Sociais, selecionou Mariana Arcos Lorenceti para a vaga de Ciências Sociais e Daniel Teixeira dos Santos Braz para a área de Economia.
Thiago Borges, selecionado para integrar um dos projetos, comenta sua expectativa para o início dos trabalhos. “É bastante interessante, tanto a oportunidade para quem está iniciando na pesquisa como para quem já está na área e poderá ampliar o currículo, ter mais experiências e pesquisar diferentes áreas. Então, acredito que agrega bastante, tanto para a gente e quanto para a instituição. Muitas coisas novas virão”.
*Não houve candidatos para ocuparem as vagas na área de Estatística.