Mulheres do Paraná é o novo BI produzido pelo IPARDES 26/09/2023 - 13:41

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) acaba de colocar no ar mais um BI (Boletim Informativo – Business Intelligence). Dessa vez, o tema da ferramenta interativa são as Mulheres do Paraná.

O novo BI do IPARDES traz dados coletados, organizados e apresentados acerca do papel das mulheres em nosso estado, sob três aspectos: Violência, Saúde e População.

No eixo da Violência, apresentam-se dados de três indicadores: Violência contra a mulher, Violência doméstica e Feminicídio.

Em Saúde, estão disponíveis índices sobre as mulheres em cinco indicadores: Taxa de mortalidade neonatal, Gravidez por faixa etária, Taxa de Mortalidade materna, Cobertura de consultas pré-natal e Taxa de incidência HIV/Aids.

No eixo População, têm-se dados também sobre cinco indicadores: População etária, Rendimento médio, Empregos, Participação em cargos de chefia e Perfil das eleições (eleitorado total, candidatas e candidatas eleitas).

Para Jorge Callado, diretor-presidente do IPARDES, trata-se de uma “ação conjunta do IPARDES com a Secretaria da Mulher no sentido de fornecer informações dos mais diversos campos, das mais diversas áreas que envolvem a questão das mulheres para que a secretaria possa ajustar, ampliar e avaliar as suas políticas públicas no Estado”.

Segundo Leandre Dal Ponte, secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, o governo do Paraná vem sendo referência de terra de gente que trabalha e cuida, a exemplo da importante criação da Secretaria da Mulher pelo governador Ratinho Junior.

De acordo com Dal Ponte, tudo que vem para aprimorar o processo e que permita ter condições de realizar o monitoramento e avaliações, é muito bem-vindo. “Tenho que parabenizar toda a equipe do IPARDES pelo desenvolvimento dessa ferramenta que não será útil apenas para o Governo do Estado mas também para todos os municípios, que poderão acompanhar a evolução da série histórica dentro de vários eixos voltados às mulheres”. Leandre destaca ainda a importância dos indicadores para aqueles que formulam políticas públicas serem cada vez mais assertivos na elaboração de projetos. “O objetivo é reduzir as desigualdades que ainda encontramos em nosso estado e principalmente, transformar histórias de vida. Seguramente, aprimoraremos cada vez mais as políticas que nós temos obrigação de desenvolver para ajudar a melhorar a vida do paranaense”, conclui.

 

Confira aqui o painel Mulheres do Paraná.