Paraná reduz desigualdades econômicas regionais nos últimos anos 19/12/2025 - 11:58

Texto: IPARDES

O Estado do Paraná vem apresentando redução da desigualdade entre as economias municipais nos últimos anos. Segundo dados do IBGE, que contaram com a participação do IPARDES na sua produção, o Índice de Gini do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios paranaenses atingiu 0,762 em 2023, abaixo, por exemplo, do resultado de 0,784 registrado em 2019.

O Índice de Gini varia de 0 a 1, sendo 0 a plena igualdade e 1 a máxima desigualdade. Ou seja, um índice em trajetória de queda representa uma geração de riqueza cada vez menos concentrada territorialmente.

Para evidenciar esse movimento econômico em uma outra perspectiva, as dez maiores economias municipais do Paraná responderam por 52,7% do PIB do Estado em 2019, passando para 49,3% em 2023. Em outras palavras, as economias menores ampliaram seu peso no citado período.

Segundo Jorge Callado, Diretor-Presidente do IPARDES, esses números comprovam que a política de desenvolvimento do Estado é abrangente, não relegando a segundo plano os pequenos municípios do interior. “A desconcentração econômica é tratada de forma prioritária nas políticas do Estado”, afirma o Diretor-Presidente.

Outros dados importantes divulgados hoje (19) dizem respeito ao número de municípios paranaenses que constam na relação das 100 maiores economias do País. Em 2023, oito municípios do Estado (Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu) integraram essa lista, suplantando, por exemplo, os cinco municípios de Santa Catarina e os três do Rio Grande do Sul.

Ulisses Maia, Secretário do Planejamento do Paraná, ressalta que as grandes economias municipais estão territorialmente espalhadas no Estado. “Essa condição otimiza a execução das ações de desenvolvimento”, analisa o Secretário.

Confira o resultado do PIB 2023 para os municípios paranaenses clicando aqui.

GALERIA DE IMAGENS