Projetos do IPARDES são aprovados no Fundo Paraná 16/10/2023 - 16:29

Três projetos de pesquisa desenvolvidos por técnicos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) foram aprovados e serão financiados pelo Fundo Paraná. Instituído nos termos do art. 205 da Constituição Estadual, o programa tem por finalidade apoiar o financiamento de programas, projetos e ações de pesquisa, extensão, desenvolvimento científico e tecnológico. Os recursos são utilizados, exclusivamente, para o desenvolvimento do Estado visando dotá-lo de competitividade científica e tecnológica, no âmbito nacional e internacional.

 

PROJETOS

Adilson Apolinário, Coordenador do Núcleo de Métodos Quantitativos e Base de Informações do IPARDES é o responsável pelo projeto “Pesquisa e Produção de Dados Socioeconômicos Primários, voltados ao Levantamento e Análise de Perfis da População e do Setor Produtivo”. O objetivo desse projeto consiste em estruturar e fortalecer a capacidade do IPARDES na captação de informações estatísticas primárias, oriundas de pesquisas de campo e do manuseio de bases dados administrativos.

Ricardo Kureski (Professor e técnico do núcleo de Macroeconomia e Desenvolvimento Regional) elaborou o projeto denominado “Importância do nível educacional para o desenvolvimento tecnológico do Estado do Paraná”. Nele, Kureski traz a Educação como ferramenta para gerar crescimento econômico e seu impacto no futuro das gerações com amplos benefícios econômicos e sociais.

O terceiro projeto selecionado, denominado “Sistematização da Produção de Avaliação de Políticas Públicas no Brasil” foi produzido por Angelita Bazotti (Coordenadora do Núcleo de Estudos Populacionais e Sociais) e Lenita Maria Marques (Pesquisadora do Núcleo de Estudos Populacionais e Sociais). Nele, as autoras realizarão um inventário e sistematizarão as avaliações de políticas e programas com o foco nas áreas da educação, saúde e segurança pública. A importância do projeto se deve ao fato da avaliação das políticas e dos programas implantados pelo poder público ser indispensável ao planejamento estatal, pois permite maior eficiência e influência da ação do governo sobre as demandas da população, além de maior controle governamental dos resultados e efeitos advindos de sua atuação.

 

INSTITUIÇÃO CIENFÍFICA E TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO

Em 16 de novembro de 2021, a Lei 20778 atribuiu ao IPARDES a condição de Instituição Científica e Tecnológica e de Inovação do Estado do Paraná. A finalidade básica é a realização de estudos e pesquisas socioeconômicos e socioambientais destinados a orientar e subsidiar a formulação de políticas públicas estaduais e de programas e planos de atuação de órgãos e entidades públicos estaduais, e o desenvolvimento de pesquisas e instrumentos metodológicos e recursos especializados voltados ao aprimoramento do processo de tomada de decisões estratégicas, com foco no desenvolvimento estadual sustentável e na gestão baseada em evidências.

Jorge Callado, diretor-presidente do IPARDES, destaca a importância da Lei 20778, na medida em que ela “representa uma inovação importante para nós, pois nivela o IPARDES como uma instituição de Ciência e Tecnologia. Isso é notório, não só para a continuidade de nossas ações como para a abertura de novos projetos, que terão reflexo direto e indireto no desenvolvimento econômico, social e ambiental do Paraná”.