Divulgada nova edição do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM) 13/09/2023 - 11:14

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) está divulgando o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), o qual tem por finalidade avaliar e acompanhar anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos municípios paranaenses. A presente edição é elaborada com dados administrativos que alcançam o ano de 2021, fornecidos por entidades da administração pública do País, tais como, IBGE, INEP, Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Saúde. O cálculo para este ano de 2021 ocorre em função de tempos requeridos por estas instituições para consolidação dos dados anuais, e que condicionam o calendário de atualização e divulgação do IPDM.

O IPDM procura retratar o desempenho dos 399 municípios paranaenses, em relação à Renda (que aglutina dados do mercado de trabalho formal e agropecuária), Educação (com indicadores educacionais relevantes) e Saúde (refletindo indicadores de mortalidade na infância, de monitoramento pré-natal e das mortes em geral). Os indicadores finais se consolidam entre os valores 0 e 1, cujos resultados se enquadram em quatro estratos de desempenho, conforme quadro abaixo:

tabela ipdmm

Entre os principais resultados do IPDM Geral, indicador síntese que resulta da média dos indicadores das três dimensões mencionadas, revela-se a grande maioria dos municípios nos níveis mais elevados, com 360 municípios posicionados no estrato de médio desempenho e 29 no alto desempenho. Essa condição advém principalmente das dimensões Educação e Saúde, para as quais os municípios paranaenses vêm desde o início da série apresentando constante evolução. Por outro lado, a dimensão Renda permanece indicando diferenças importantes, associadas às características da rede de cidades do Estado, com participação de alguns centros de maior porte, ao lado de uma extensa gama de municípios de pequeno porte.

Especificamente de 2020 para 2021, o IPDM Renda mostra avanços, destacadamente nos estratos de menor desempenho, em que 47 municípios ascenderam para um estrato superior. Em parte, este avanço se associa ao início de recuperação do mercado de trabalho com o declínio da pandemia da COVID e a progressiva retomada das atividades econômicas.

Confira aqui o IPDM 2021.