IPARDES apresenta à SEED estudo sobre impacto econômico causado pela expansão do ensino profissionalizante no Paraná 02/02/2026 - 14:00

O presidente do IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social,), Jorge Callado, e equipe apresentaram ao secretário estadual da Educação, Roni Miranda, estudo contendo dados sobre o impacto econômico causado pelo aumento da oferta de vagas no mercado de trabalho devido à expansão do ensino profissionalizante no Paraná.


O estudo adota como base dados da SEED e considera o período de 2020 a 2024, abrangendo os seguintes setores: serviços, administração pública, indústria, comércio, construção civil e agropecuária. A metodologia adotada foi o modelo de equilíbrio geral computável, que possibilita uma análise por um período maior de tempo. O Paraná registrou aumento significativo na oferta de ensino profissionalizante, que se consolidou como uma das prioridades da rede estadual de educação. 


O presidente Jorge Callado destacou a importância do trabalho apresentado pela equipe técnica do IPARDES. "Com esse estudo, o IPARDES reforça a sua atribuição de gerar informações importantes para a formulação e o monitoramento das políticas públicas desenvolvidas no Paraná", disse. 


O secretário Roni disse que os números foram positivos e tendem a melhorar com os investimentos que a SEED está fazendo no ensino profissionalizante. “Quem ganha com isso são os estudantes e o setor produtivo”, avaliou.

GALERIA DE IMAGENS