IPARDES compartilha metodologia para análise da economia a técnicos do Maranhão 06/08/2025 - 12:50

O IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) está exportando conhecimentos técnicos a outros Estados. A autarquia - protagonista na realização de estudos sociais, econômicos e ambientais - agora está orientando técnicos do IMESC (Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos).


O economista Ricardo Kureski, do Departamento de Estudos Econômicos e Ambientais do IPARDES, reuniu-se com a equipe do IMESC, em São Luís (MA), para ensinar os técnicos a fazerem a tabulação dos dados para a elaboração da matriz insumo-produto no Estado. Este treinamento é essencial para a análise da estrutura e dos impactos na economia do Maranhão. 


A visita foi a primeira ação concreta do termo de cooperação técnica firmado em maio entre o IPARDES e o IMESC, que estabelece o compartilhamento de informações entre as duas organizações.
O presidente do IPARDES, Jorge Callado, avaliou que o convite feito pelo IMESC fortalece a posição da autarquia como referência em estudos e pesquisas no País. “Estes convites reforçam a posição do IPARDES como referência para o Brasil na área de estudos e de pesquisas sobre desenvolvimento econômico e social, bem como dos demais parâmetros conjunturais”, disse.

GALERIA DE IMAGENS