IPARDES disponibiliza BI do Índice de Desempenho Municipal 22/09/2023 - 15:52

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) acaba de colocar no ar o BI (Boletim Informativo – Business Intelligence) do seu Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM). A ferramenta interativa coleta, organiza, apresenta e acompanha o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios do Paraná em relação à três dimensões: Renda, Educação e Saúde.

Na Renda têm-se aglutinados os dados do mercado de trabalho formal e agropecuária. Já a dimensão Educação abrange diversos indicadores educacionais relevantes. Na dimensão Saúde têm-se os indicadores de mortalidade na infância, monitoramento pré-natal e mortes em geral.

A última versão do IPDM traz dados captados até 2021 (período requerido para a consolidação das informações, fornecidas por entidades da administração pública como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Saúde).

Os últimos resultados trouxeram dados importantes, tais como o fato de 28 cidades paranaenses estarem no topo do Índice Geral (síntese das três dimensões), menor taxa de mortalidade infantil da história, melhor rede estadual de ensino médio entre outros.

A nova ferramenta do IPDM está disponível no site do IPARDES e pode ser acessada por todos que desejam acompanhar a evolução de determinado município nos parâmetros citados. Uma excelente oportunidade para cidadãos acompanharem a evolução de suas cidades mas também para que gestores públicos possam verificar as potencialidades e as áreas que necessitam de maiores investimentos.

Confira aqui os BIs produzidos pelo IPARDES.