IPARDES divulga novo número da Revista Paranaense de Desenvolvimento 23/02/2026 - 12:05
Coordenada pelo diretor de Estatística do IPARDES, Marcelo Antonio, o número 149 da RPD traz um total de oito artigos. Cinco deles integram o dossiê “Ciência, tecnologia e sociedade: proposições críticas sobre educação e desenvolvimento”, organizado pelos docentes Fábio Inácio Pereira (PUC-Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e Michel Corci Batista (UTFPR-Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Na sequência, são apresentados três textos que dialogam com a temática socioeconômica. Em um deles, denominado “Determinantes do empreendedorismo paranaense entre 2010 e 2021”, Ellen Blum Yvamoto, Alysson Luiz Stege e Adriana Gresielly Fabrini propõem um indicador específico capaz de apresentar a evolução do empreendedorismo no Estado.
O outro texto - “Impacto do programa de compra pública a partir da matriz de insumo-produto municipal: diversificação econômica e inclusão social” - foi escrito por Paulo Rogério Alves Brene, Luan Vinicius Bernardelli e Ronaldo Raemy Rangel e examina o impacto das compras governamentais locais na economia do município de Cambará.
Finalmente, no artigo “Indicação geográfica e desenvolvimento local: uma análise estratégica para comunidade ceramista de Maragogipinho/BA”, os autores Renata Amoedo Miranda Lessa e João Pedro de Castro Nunes Pereira discutem a importância da Indicação Geográfica na manutenção do patrimônio histórico-cultural e no desenvolvimento regional.
Acesse a íntegra da RPD clicando AQUI
O presidente do IPARDES, Jorge Callado, destaca a relevância da publicação. “A qualidade da nova edição da RPD reafirma a sua importância como veículo destinado à análise de temas de natureza socioeconômica relevantes tanto para o Paraná quanto para o Brasil. Por isso, a revista é muito útil para a formulação e a implantação de políticas públicas e privadas benéficas à sociedade”, avalia.



