IPARDES e SEMIPI se reúnem com IPEA 07/11/2023 - 11:24

O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), Jorge Callado, recebeu nesta segunda-feira (06) a visita da secretária da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte. O propósito foi para participar de reunião solicitada pela presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Mendes Santos Servo.

A videoconferência realizada teve dois objetivos principais: o IPARDES apresentar seu plano de trabalho de inovação para a construção de uma agenda estratégica social e ambiental;  o Ipea se aproximar do parlamento brasileiro e estreitar laços para o desenvolvimento de um plano dos arranjos territoriais regionais com o apoio de secretarias como a Semipi.

Segundo Leandre Dal Ponte, “o governador Ratinho Junior criou essa secretaria inédita para que o Estado possa ter um novo olhar quanto à igualdade de gênero, raça e gerações. É uma larga caminhada, mas com várias possibilidades. Então, com os dados e informações refinadas do Ipea e do IPARDES, poderemos desenvolver uma política pública efetiva para a nossa sociedade”.

Jorge Callado colocou o IPARDES à disposição do Ipea para cooperação técnica e destacou a importância do trabalho conjunto. "A integração entre o Ipea e o IPARDES não apenas enriquece o panorama de estudos e análises socioeconômicas, mas também amplia a capacidade de compreensão e intervenção, com diagnósticos mais precisos, embasados em dados consistentes e análises aprofundadas, tanto em nível nacional quanto regional”.

Além de Jorge Callado e Leandre Dal Ponte, participaram da reunião Mariana Machado Neris (diretora de Políticas Públicas para Mulheres na Semipi), Morgana Meireles Silva (assessora parlamentar), Ricardo Kureski (professor e técnico do núcleo de Macroeconomia e Desenvolvimento Regional do IPARDES), Aristides Monteiro Neto (diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea) e José Aparecido Ribeiro (técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea).