IPARDES participa de missão do Banco Mundial de acompanhamento do Projeto Paraná Eficiente 10/10/2025 - 12:00

O presidente do IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), Jorge Callado, participou do encerramento da missão do Banco Mundial de acompanhamento do Projeto Paraná Eficiente - iniciativa voltada à inovação e modernização da gestão pública no Estado. Neste projeto, o IPARDES desempenha o papel de IVA (Agência de Verificação Independente).
Callado explica que o IPARDES tem buscado, nos últimos 20 anos, excelência em avaliações de políticas públicas. “O trabalho que desenvolvemos de IVA do Paraná Eficiente traz novos desafios e muitos aprendizados para a autarquia e reforça a longa e sólida parceria entre a autarquia e o Banco Mundial, consolidando nossa capacidade técnica e compromisso com um trabalho de excelência”, avalia.
Ainda de acordo com o presidente, a função do IPARDES no Paraná Eficiente - desenvolvido pelo Departamento de Avaliação de Políticas Públicas, chefiado pela socióloga Angelita Bazotti - é atestar que os produtos entregues pelos executores alcançaram os requisitos exigidos pelo Banco Mundial para a realização dos desembolsos de forma segurança e transparente.
Os indicadores vinculados ao desembolso (DLI) são nas áreas de Prestação de Serviços de Saúde (SESA), Sistemas de Informação de Gestão Ambiental e de Risco de Desastres (IAT) e Planejamento e Gestão de Investimentos Públicos’ (SEPL e SEAP). Já foram realizadas quatro verificações, que geraram desembolso de mais de US$ 50 milhões ao projeto. “Nosso objetivo é prezar pela qualidade e agilidade em todas as etapas, assegurando o cumprimento do cronograma e evitando qualquer retardo ou prejuízo no desembolso”, esclarece o presidente do IPARDES.
A oficial-sênior de Operações do Banco Mundial e gerente Projeto Paraná Eficiente, Daniela Pena, destaca a importância do IPARDES no projeto. “O IPARDES é fundamental nesse trabalho porque atua como agência de verificação independente de execução do projeto, o que é fundamental. E uma vez que esses resultados são validados pelo IPARDES, o banco pode confirmar a verificação e fazer os desembolsos associados a cada meta de cada indicador acordado”, comenta.