IPARDES pesquisa vulnerabilidade socioambiental aos riscos de desastres naturais 18/11/2024 - 15:27
O Fundo Paraná aprovou o financiamento de projeto de pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), intitulado “ Vulnerabilidade Socioambiental aos Riscos de Desastres Naturais nos Municípios do Estado do Paraná ”.
A iniciativa visa criar índices para definir os níveis hierárquicos de vulnerabilidade socioambiental aos riscos de desastres naturais para os 399 municípios do Paraná. A intenção é que os índices representem os elementos presentes na vulnerabilidade e na exposição a esses riscos. Na segunda fase do projeto, serão analisadas em profundidade áreas de risco selecionadas, entre os municípios que a pesquisa identificar altos níveis de vulnerabilidade socioambiental.
Segundo Jorge Augusto Callado Afonso, Diretor Presidente do IPARDES, "O Paraná, está cada vez mais suscetível aos impactos ambientais, sociais e econômicos das mudanças climáticas ”. O Presidente enfatizou a relevância do IPARDES na geração de dados confiáveis para subsidiar as políticas públicas e as tomadas de decisões em nosso estado: “Esse projeto contribui significativamente com os esforços do governo do Paraná em políticas, programas e ações que visam a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação diante de eventos desastrosos”.
Coordenado pelo geógrafo Claudio Jesus de Oliveira Esteves, o projeto contará com uma equipe multidisciplinar composta por pesquisadores do IPARDES e bolsistas contratados com recursos liberados pelo Fundo Paraná. Previsto no art. 205 da Constituição Estadual, o Fundo Paraná que é gerido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI/PR), tem como objetivo fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, financiando pesquisas, projetos de extensão e inovação. Os recursos investidos fortalecem a competitividade científica e tecnológica do Paraná no cenário nacional e internacional.