IPARDES recebe controladora-geral do Estado, Louise Garnica, para palestra sobre Compliance 15/10/2025 - 11:58

O diretor-presidente do IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), Jorge Callado, e equipe receberam a controladora-geral do Paraná, Louise da Costa e Silva Garnica, para iniciar a etapa de análise de riscos do reteste do Programa de Integridade e Compliance do Paraná. Esta etapa busca fazer um levantamento de todos os riscos aos quais à organização está sujeita.
A implantação do programa é parte de um intenso trabalho desenvolvido pela CGE para capacitar os servidores estaduais sobre políticas de compliance, Código de Ética, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), gestão de riscos e o papel de cada servidor público do Estado nesse processo, que são pilares para a transparência e a boa gestão.
O presidente do IPARDES destaca a importância da palestra. “É uma demonstração do compromisso da CGE e do Governo do Estado com a seriedade e a transparência na gestão pública”, avalia Callado.
INTEGRIDADE E COMPLIANCE
Louise explica o papel da CGE na implantação do programa. “Ao longo dos anos, a CGE se consolidou como parceira das secretarias e dos órgãos do Estado. Nesta fase do Programa de Integridade e Compliance, estamos unidos na avaliação e mitigação de possíveis riscos administrativos, visando sempre a melhoria do serviço público prestado”, diz o economista Rafael Montanari Durlo, que atua no Departamento de Estudos Populacionais e Sociais do IPARDES, diz que o conteúdo da palestra foi bastante esclarecedor. “Sou servidor novo, uma vez que ingressei em abril no IPARDES. A palestra foi importante para que os servidores, sobretudo os novos, informem-se e estejam atentos às boas práticas, em termos éticos, e saibam como o Estado está tratando isso”, avalia.