IPARDES recebe visita de técnicos da Fundação João Pinheiro 16/10/2023 - 11:49

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) recebeu nesta segunda-feira (16) a visita de técnicas da Fundação João Pinheiro. Jorge Callado (Diretor-presidente do IPARDES) e Ricardo Kureski (Pesquisador de Macroeconomia e Desenvolvimento Regional) recepcionaram Carla Cristina Aguilar de Souza (Coordenadora da Coordenação de Análise Insumo-Produto da Fundação João Pinheiro) e Maria Aparecida Sales Souza Santos (Técnica da Fundação João Pinheiro).

O objetivo do encontro foi para planejar ações conjuntas e parcerias entre o IPARDES e a instituição de pesquisa e ensino de Minas Gerais. Além disso, as técnicas conheceram a Matriz Insumo-Produto (MIP). Desenvolvida pelo IPARDES, a MIP é construída com base na Tabela de Recursos e USOS (TRU) do Estado do Paraná, que, por sua vez, traz informações obtidas por meio de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e).

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO

Fundada em 1969, a Fundação João Pinheiro é referência nacional em seu campo de atuação, a Fundação João Pinheiro presta serviços a instituições federais, estaduais e municipais, empresas e organizações privadas, universidades, institutos de pesquisa, organismos internacionais e entidades representativas de diversos segmentos sociais.