IPARDES reúne grupo de trabalho sobre Inteligência Artificial (I.A.), e intensifica uso da ferramenta 20/01/2026 - 14:13
O presidente do IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), Jorge Callado, reuniu o grupo de trabalho responsável pela implantação das ações de Inteligência Artificial (I.A.)na autarquia. Além de avaliar as ações de IA já em andamento, o IPARDES vai intensificar o uso da ferramenta nas suas atividades.
O IPARDES utilizou Inteligência Artificial no material divulgação, no tratamento de dados e na transcrição de áudios da PAD (Pesquisa por Amostra de Domicílios) de 2025; no cálculo do IPR (Índice de Preços Regional); no aprimoramento de textos internos; e ainda em pesquisas sobre registros de preços.
Em relação ao IPR, por exemplo, o algoritmo de machine learning utilizado pelos técnicos classificou os produtos de acordo com as especificações do IPR, trabalho que antes era realizado de forma manual. “O GT de IA do IPARDES foi criado para aprimorar e modernizar o trabalho que desenvolvemos”, explica Callado.



