PIB do Paraná cresceu 1,2% em 2018 13/11/2020 - 10:20
O PIB do Paraná cresceu 1,2% em 2018, de acordo com o Sistema de Contas Regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
A Agropecuária respondeu por 9,5% do valor adicionado do Estado.
A Indústria foi responsável por 24,5% dele, redução frente à participação do ano anterior (25,4%). A indústria de transformação e a construção civil decresceram, enquanto os serviços industriais de utilidade pública, como saneamento e fornecimento de eletricidade, apresentaram estabilidade.
Os Serviços representaram 66,0% do valor adicionado. Seus mais dinâmicos segmentos foram os de alojamento e alimentação. O setor reúne o comércio e a administração pública, que possuem expressivas porções do valor adicionado. O comércio teve participação de 14,5%, a mesma de 2017. A administração pública deteve 13,9%, retração frente aos 14,3% do ano anterior.
O PIB do Paraná equivaleu a 6,3% do PIB nacional em 2018.
A economia brasileira apresentou expansão de 1,8% frente a 2017.
Mais informações aqui.