Presidente do IPARDES lança seu novo livro pela Editora UFPR 25/11/2022 - 12:00

O economista Marcelo Curado, atual presidente do IPARDES e professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançará no dia 1º de dezembro o seu mais novo livro.

Intitulado “Desenvolvimento Econômico em Debate no Brasil”, a obra aborda o desenvolvimentismo, o neoliberalismo e o pensamento crítico de esquerda que marcaram muito os debates sobre o crescimento econômico brasileiro no século XX.

Enquanto os desenvolvimentistas defendiam que a superação de nosso atraso só poderia ser alcançada com a transformação da estrutura produtiva por meio de um vasto processo de industrialização, os neoliberais criticavam a ênfase no planejamento e no investimento estatais e enfatizavam as vantagens da alocação de recursos feita pelo mercado, propondo que o governo se concentrasse no controle da inflação. Já o pensamento crítico de esquerda apontava a revolução comunista e um novo sistema econômico como as únicas saídas para nossos impasses.

Essas três correntes de pensamento são esmiuçadas e debatidas neste livro. “’Conhecer a evolução dessas ideias é relevante não apenas do ponto de vista histórico, mas também e sobretudo porque até hoje a discussão sobre assunto tão importante para nosso país se alimenta e reproduz antigos argumentos em novas roupagens”, diz Curado.

 

 

LANÇAMENTO

O evento de lançamento do livro ocorrerá dia 1º de dezembro, às 19h, na Sala de Conferência do prédio de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR.
Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 632. Jardim Botânico. Curitiba/PR.