Reunião do IPARDES, Banco Mundial e SEPL 03/10/2023 - 09:42

Representantes do Banco Mundial, da Secretaria do Planejamento do Estado do Paraná (SEPL), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) e de outros órgãos do Estado do Paraná estiveram reunidos na segunda-feira (02). O objetivo do encontro foi a missão do Banco Mundial referente ao Paraná Eficiente, projeto de inovação e modernização da gestão pública no Estado que tem por finalidade melhorar a eficiência e eficácia da prestação de serviços de saúde, gestão ambiental e administração pública.

Dentro do arranjo institucional do Paraná Eficiente, o IPARDES atua como uma Agência de Verificação Independente (IVA) através de seu Departamento de Avaliação de Políticas Públicas, responsável pela verificação dos indicadores de desembolso, que contribui com a transparência do projeto.

A relação entre o IPARDES e o Banco Mundial remonta desde a década de 80, quando foi lançado o projeto Pro Rural. Ao longo dos anos, outras parcerias de monitoramento e avaliação surgiram, como o Projeto Paraná 12 Meses (1990) e o Projeto Multissetorial (2012 e 2019).

 

MODELO LÓGICO

Com base em metodologia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o IPARDES, juntamente com a SEPL, desenvolveu para o projeto Paraná Eficiente o documento Modelo Lógico. Trata-se de uma importante ferramenta de planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas. Segundo Jorge Callado, “trata-se de um instrumento que demonstra aos gestores públicos uma maior nitidez dos objetivos e indicadores a serem alcançados, otimizando assim toda a estrutura pública e concentrando os esforços nos pontos mais sensíveis que necessitam de ajustes”.