SUDIS apoia parceria entre CERMA/PR e IPARDES 24/05/2024 - 14:30

TEXTO: SUDIS

O Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas – CERMA/PR, solicitou ao Departamento de Avaliação de Políticas Públicas (DAPP) do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) assistência na capacitação de seus conselheiros para o monitoramento do II Plano Estadual de Políticas Públicas para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná. 

A oficina de capacitação foi realizada na quinta-feira, 23 de maio, entre a reunião da Comissão Permanente de Monitoramento de Políticas Públicas do CERMA/PR e a reunião ordinária do Conselho. A equipe do DAAP responsável pela capacitação foi liderada pela socióloga Dra. Angelita Bazotti, com a participação dos cientistas políticos Dra. Mariana Arcos Lorencetti e Lucas Nekel, além do economista Iago Hauer Chiarelli. Além dessa capacitação inicial, a equipe do IPARDES se disponibilizou para assessorar os conselheiros do CERMA ao longo do processo de monitoramento do II Plano e na redação de planos futuros, oferta que foi prontamente aceita pelos conselheiros presentes nas reuniões.

Douglas Novelli, assessor da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) e Secretário Geral do CERMA/PR, ressaltou a relevância desta ação, destacando como “Trata-se de uma iniciativa importante para promover um ambiente de colaboração entre governo e sociedade civil. O apoio do IPARDES será fundamental para avaliarmos o que tem dado certo e o que podemos melhorar, garantindo o contínuo aperfeiçoamento das políticas estaduais direcionadas à população migrante, refugiada e apátrida do Paraná. Temos muito a agradecer ao presidente do IPARDES, Jorge Callado, que prontamente disponibilizou sua equipe para nos ajudar, e aos colaboradores do DAPP por todo empenho e dedicação demonstrados até aqui”.