Tabela de Recursos e Usos

TABELA DE RECURSOS E USOS DO PARANÁ - 2015

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES é uma instituição de pesquisa vinculada à Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes - SEPL. Sua função é estudar a realidade econômica e social do Estado para subsidiar a formulação, a execução, o acompanhamento e a avaliação de políticas públicas.

Nesse sentido, dois estudos foram elaborados de forma inovadora: a Tabela de Recursos e Usos (TRU) e a Matriz Insumo Produto (MIP), do Paraná, do ano de 2015. A TRU foi construída, pioneiramente, utilizando dados de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), disponibilizados pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA/PR), seguindo a metodologia consonante com o Sistema de Contas Nacionais e Regionais do Brasil, que, por sua vez, é orientado pelo Manual de Contas Nacionais 2008 – System of National Accounts (SNA).

O resultado deste trabalho representa o esforço da Diretoria do Centro de Pesquisa e da Diretoria do Centro Estadual de Estatística do IPARDES e, em particular, da equipe técnica do Núcleo de Macroeconomia e Desenvolvimento Regional, no sentido de inovar os estudos relativos à economia paranaense, os quais vêm sendo realizados com afinco a partir da estimação das Contas Regionais do Paraná, consolidados pelo cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) – estadual e municipal – e do PIB trimestral.

Cumpre citar o trabalho compartilhado com a SEFA/PR no processo de extração e elaboração dos dados fiscais trabalhados, fundamental aos resultados apurados.

Com a divulgação deste trabalho, os estudiosos da economia paranaense contam com um conjunto de informações relativas aos fluxos de oferta e demanda de bens e serviços da economia estadual, da geração de renda e emprego de cada atividade econômica, bem como de diversas outras possibilidades de estudos estruturais. A TRU é apresentada em um contexto no qual são demonstradas as categorias de produção, consumo e acumulação do conjunto da economia e das suas inter-relações.

A construção da TRU também permite a estimação do PIB pelas três óticas, a saber: da renda; da produção; e da demanda (consumo, investimento, gastos governamentais e setor externo). Isso é importante do ponto de vista técnico, pois o conhecimento dessas informações tem caráter essencial para o desenvolvimento de políticas e ações localizadas e direcionadas a setores específicos da atividade econômica. A perspectiva do IPARDES é que, ao cumprir mais uma vez sua atribuição inicial, coloca à disposição este importante instrumento analítico da composição da atividade econômica.

TABELA DE RECURSOS E USOS DO PARANÁ - 2015

Tabelas (Excel)

EDIÇÃO ANTERIOR

TABELA DE RECURSOS E USOS DO PARANÁ - 2008

O Paraná posiciona-se como uma das principais economias brasileiras, a quinta maior do País, respondendo por 5,78% do PIB nacional em 2011. Diante da riqueza e das particularidades do Estado, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) direcionou seus esforços à construção da Tabela de Recursos e Usos (TRU) para o ano de 2008. A TRU paranaense é uma ampla representação dos fluxos econômicos ocorridos no ano de 2008, ao mostrar todas as operações dos bens e serviços produzidos e consumidos pelas atividades econômicas do Paraná. As tabelas de recursos e usos apresentam os componentes do valor adicionado e o pessoal ocupado, por atividade econômica. A TRU paranaense de 2008, desenvolvida pelo IPARDES, apresenta-se como fonte coerente e consistente para a construção da Matriz Insumo-Produto (MIP) que retrata fielmente a economia do Estado. Assim, este trabalho visa apresentar a construção da MIP do Paraná para o ano de 2008 e avaliar os impactos econômicos por meio dessa poderosa ferramenta.

Tabelas (Excel)