Repositório Educação
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Resumo: Pesquisa avaliativa sobre a gestão municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos dez maiores municípios de Santa Catarina, Brasil a partir de 22 indicadores. Os dados foram coletados através de entrevistas com nutricionistas do programa e demonstraram resultados pouco satisfatórios atribuído ao baixo desempenho no monitoramento e na atuação pedagógica sendo sugerido a revisão e qualificação das ações.
Palavras-chave: Alimentação Escolar; Segurança Alimentar e Nutricional; Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação.
Resumo: O artigo avalia o efeito da política de bonificação para professores que visava a indução da melhoria na qualidade da educação no estado de São Paulo. Utilizou-se os métodos de Propensity Score Matching e Diferenças em Diferenças. Os efeitos para Português e Matemática encontrados foram positivos e significativos para o quinto ano entre os anos de 2007 e 2009, contudo há uma expressiva diminuição no ano de 2011. Para o nono ano não foram encontrados efeitos, inclusive em algumas especificações houve impacto negativo.
Palavras-chave: Educação, Bônus, Accountability, Salário, Pagamento a Professores.
Resumo: O presente relatório visa contribuir para o conhecimento e para a governança da política do Programa Universidade para Todos (Prouni) através de avaliação do desenho e com subsídio de dois produtos da Evidência Express (EvEx).
Palavras-chave: Programa Universidade para Todos (Prouni); Avaliação de desenho; Avaliação ex ante.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil para a permanência de cotistas nos cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba no período de 2012 a 2016, a partir das dimensões de qualidade da permanência, gestão dos recursos e relação entre demanda e benefícios.
Palavras-chave: Educação superior. Avaliação de políticas. Assistência estudantil.
Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil
2020
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver uma avaliação de impacto baseada em evidências utilizando, como estudo de caso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (PIBIC/ICMBio). A avaliação foi realizada a partir da pesquisa documental, da observação participante, da formulação da cadeia de resultados, da consulta a atores-chaves e do desenvolvimento da cartografia temática.
Palavras-chave: Iniciação científica. Formação socioambiental. Análise de evidências.
Avaliação do BNDES Funtec: uma análise sistêmica de efetividade
2016
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da primeira avaliação de efetividade do BNDES Funtec realizada segundo a metodologia Análise Sistêmica de Efetividade (ASE).
Palavras-chave: BNDES Funtec. Monitoramento e avaliação. Análise sistêmica de efetividade. Balanced Scorecard. Inovação.
Mais educação ou mais desperdício? Evidências quase experimentais
2019
Resumo: Este projeto tem como objetivo avaliar o Programa Mais Educação – PME. A análise do efeito do programa sobre os resultados mostrou que os coeficientes estatisticamente significativos encontrados omente refletiam diferenças de características preexistentes nas estimativas paramétricas. Para as estimativas não paramétricas, os resultados de segundo estágio não se sustentam quando empregamos regressões locais em bandas mais restritas ao redor do referido limiar.
Palavras-chave: Avaliação de impacto; Regressão com descontinuidade; Aumento de jornada escolar
Um estudo sobre os impactos do modelo cívico-militar no Estado de Goiás
2021
Resumo: Este artigo investiga os efeitos do modelo cívico-militar de escolas públicas do Goiás. O objetivo da pesquisa foi estimar o efeito do programa em indicadores educacionais. Foram utilizados dados das escolas públicas do Estado de Goiás no período de 2007 a 2020. Utilizamos técnicas de avaliação de impacto e os principais resultados mostram efeitos positivos do programa cívico-militar.
Palavras-chave: Política educacional; Educação pública; Indicadores educacionais, cívico-militar.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a influência das políticas públicas voltadas à inclusão escolar, em especial do acesso ao Atendimento Educacional Especializado, sobre os anos de defasagem escolar dos alunos público-alvo da educação especial. Para a condução da análise empírica, o método Propensity Score Matching foi empregado, com base nos microdados do Censo Escolar da Educação Básica - 2016.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Educação Especial. Inclusão.
Resumo: Este relatório apresenta a avaliação de impacto do Programa Ensino Integral (PEI) considerando as escolas que aderiram ao programa entre 2012 e 2019, com foco nas escolas de Ensino Médio. As duas variáveis para as quais estimamos o impacto causal do PEI são: i) proficiência escolar na 3ª série do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática, avaliada pelo SARESP; ii) evasão escolar dois anos após o ingresso do aluno no Ensino Médio.
Palavras-chave: Avaliação de impacto; Programa Ensino Integral (PEI); Avaliação em educação.
Resumo: Este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho do governo de Minas Gerais na primeira fase do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), considerando os princípios de equidade e eficiência. Para isso, foram utilizados índices de desigualdade em educação e análise de aspectos relacionados a eficiência relativa na alocação dos recursos destinados a prestação de serviços educacionais, utilizando a metodologia conhecida como análise envoltória de dados (DEA, do inglês data envelopment analysis).
Palavras-chave: Educação; desigualdade; eficiência; PMDI.
Alfabetização e desempenho escolar: uma análise de intervenções recentes em Minas Gerais
2016
Resumo: O objetivo deste artigo é avaliar o efeito do Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC) no desempenho dos alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Minas Gerais, bem como os possíveis efeitos do programa Acelerar para Vencer. O método de análise utilizado foi o de diferenças em diferenças. Os dados são extraídos da Prova Brasil e do Censo Escolar, ambos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para os anos de 2007, 2009 e 2011. Os resultados indicam que o programa conseguiu elevar a proficiência dos alunos em matemática e língua portuguesa, principalmente entre 2007 e 2009.
Palavras-chave: Alfabetização; educação; Prova Brasil; Minas Gerais; PIP/ATC; Acelerar para Vencer.
Avaliação do efeito do Fundeb sobre o desempenho dos alunos do ensino médio no Brasil.
2017
Resumo: O presente artigo tem como objetivo determinar o impacto da implementação do Fundeb sobre o desempenho escolar do ensino médio na rede pública de ensino. Além disso, analisa-se o impacto do Fundeb sobre os diferentes segmentos (quantis) de desempenho dos alunos. Para tal, utilizou-se a metodologia de avaliação de impacto pelo método de Diferenças em Diferenças com base na média da distribuição e também nos quantis.
Palavras-chave: educação; aprendizagem; políticas educacionais; desigualdade; modelos de efeitos de tratamento.
Uma análise econométrica do programa um computador por aluno
2018
Resumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto do Programa Um Computador por Aluno (Prouca), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no desempenho na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto em nível escola, utilizando-se do método diferenças em diferenças combinado com o escore de propensão (propensity score matching – PSM), quanto no nível aluno, empregando-se o PSM.
Palavras-chave: Programa Um Computador por Aluno; Enem; Prova Brasil; diferenças em diferenças; propensity score matching.
Avaliando o impacto do programa banda larga nas escolas sobre a qualidade educacional
2018
Resumo: : Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto do Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) sobre a qualidade educacional das escolas. Para tanto, foram utilizados dois indicadores: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a média por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram adotados os métodos de diferenças em diferenças (DiD) e de dados em painel, com e sem pareamento.
Palavras-chave: Qualidade educacional; programa banda larga nas escolas (pble); método diferenças em diferenças (did); avaliação de políticas públicas.
Resumo: : Este trabalho avalia como o aprimoramento de habilidades técnicas está associado à rotatividade tanto no nível da empresa quanto no nível do trabalhador nos anos de 2015 e 2016. Os métodos utilizados foram o propensity score matching (PSM) e o diferenças em diferenças.
Palavras-chave: Pronatec. Propensity score matching. Diferenças em diferenças
Resumo: :Este estudo avaliou o impacto do fundo de financiamento ao estudante do ensino superior (Fies) no tempo total e no atraso da conclusão da educação superior dos alunos matriculados em cursos presenciais de instituições privadas, com base nas informações do instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 2007 e 2017. Os métodos utilizados foram: escore de propensão, pareamento por entropia e o método de Lewbel (2012).
Palavras-chave: Crédito estudantil; Fies; tempo de conclusão; escore de propensão; entropia.
Avaliação de impacto do Prouni sobre a performance acadêmica dos estudantes
2019
Resumo: : O objetivo deste estudo é analisar o efeito do tratamento quantílico do Programa Universidade para Todos (Prouni) nas notas dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2015 a 2017.
Palavras-chave: Crédito estudantil; Prouni; regressão quantílica; desempenho acadêmico.
Resumo: :O presente trabalho investiga os impactos do Programa Universidade para Todos (Prouni) na trajetória laboral e salários dos graduandos dos cursos de Direito, Medicina e Engenharia da Universidade Positivo. Os métodos utilizados foram o propensity score matching, regressão múltipla do tipo Probit, método de Kernel, método de estratificação e método da vizinhança mais próxima.
Palavras-chave: Prouni; universidades; salários.
Resumo: Este estudo analisou o efeito do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) dos municípios por meio da estimação de um modelo de painel espacial com informações de 2007 e 2017, que contemplam os dez anos da implementação do fundo.
Palavras-chave: Educação; gastos públicos; proficiência.
Resumo: O objetivo deste estudo é avaliar se a implantação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) gerou inclusão social da população da sub-região da Grande Dourados ao ensino superior federal público, pela análise da relação dos estudantes matriculados nos cursos de graduação desta universidade e a origem dos municípios deles, de 2006 a 2014.
Palavras-chave: Avaliação de implementação; Reuni; Avaliação em educação.
Apoio Técnico e Pedagógico as Ações do Programa Aprendizagem na Idade Certa - MAIS PAIC
2023
Resumo: Relatório técnico da avaliação executiva do programa Aprendizagem na Idade Certa – MAIS PAIC em várias áreas importantes, como design, planejamento estratégico, operação e resultados. Nessa perspectiva, a avaliação executiva apresentará um diagnóstico da capacidade institucional, organizacional e de gestão do programa.
Palavras-chave: Avaliação executiva; do programa Aprendizagem na Idade Certa – MAIS PAIC; Avaliação em educação.
Resumo: A presente avaliação executiva é direcionada ao projeto Prêmio Escola Nota 10 que está inserido no Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) foi criado com o objetivo de apoiar os municípios cearenses na melhoria da qualidade do ensino, da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental.
Palavras-chave: Prêmio Escola Nota 10; Programa de Alfabetização na Idade Certa; Avaliação Executiva.
Resumo: O presente relatório apresenta a avaliação executiva do Programa Avance – Bolsa Universitária vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – SECITECE/ Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP.
Palavras-chave: Avaliação executiva; Programe Avance – Bolsa Universitária; Avaliação em educação.
Resumo: O presente relatório apresenta a avaliação executiva do Programa de Bolsa Acadêmica de Inclusão Social – Bsocial, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – SECITECE/ Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP.
Palavras-chave: Avaliação executiva; Programa de Bolsa Acadêmica de Inclusão Social – Bsocial; Avaliação em educação.
Resumo: Avaliamos o impacto da extensão da jornada escolar financiada pela Programa Mais Educação (PMM) na participação de mães e crianças no mercado de trabalho. Para isso, exploramos a descontinuidade nos critérios de priorização da PME a partir de 2012. Nesse ano, o Ministério da Educação passou a privilegiar a escolha de escolas com mais de 50% dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). Essa mudança nos critérios do programa permite-nos implementar um desenho de regressão descontínua (RDD) fuzzy.
Palavras-chave: Avaliação de impacto; Programa mais Educação (PMM); Mercado de trabalho.
Parcerias com incentivos podem melhorar escolas de baixo desempenho? Evidências do estado do Ceará
2020
Resumo: Esta nota apresenta o Prêmio Escola Nota 10, um programa de mentoria entre diretores e equipes escolares no estado Ceará, Brasil, e discute as evidências de seu impacto nos resultados de aprendizagem dos alunos. Explorando o desenho do programa, usa-se o método de regressões descontínuas para estimar o seu impacto.
Palavras-chave: Mentoria, recuperação escolar (school turnaround)
Parcerias com incentivos podem melhorar escolas de baixo desempenho? Evidências do estado do Ceará
2018
Resumo: O presente texto avalia a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar na cidade de Viçosa, Minas Gerais em 2015 através de métodos quantitativos e qualitativos.
Palavras-chave: Child. School Feeding. Food and Nutrition Education. Food and Nutrition Security. Nutrition Policy.
Escola viva
2018
Resumo: A metodologia de pesquisa de Avaliação de Impacto Não Experimental do Programa Escola Viva – utilizando o “Escore de Propensão” - considera dois grupos: i) grupo de tratados, composto por estudantes do programa (tempo integral); ii) o grupo de não tratados, composto por alunos de escolas públicas (tempo parcial). Assim, ao identificar estudantes com características semelhantes para variáveis observáveis e realizar o pareamento, cria-se um grupo de tratamento e de controle.
Palavras-chave: Avaliação de impacto; escore de propensão; Escola viva.
Nossa bolsa
2021
Resumo: O objetivo da pesquisa é avaliar o impacto do Programa Nossa Bolsa na qualidade de vida dos beneficiários e, assim, auxiliar os gestores na tomada de decisão com informações qualificadas provenientes das atividades.
Palavras-chave: Avaliação de impacto; Nossa bolsa; Avaliação em educação.
Resumo: O objetivo da Avaliação do –– é avaliar o impacto do programa sobre o desempenho e rendimento – isto é, quantitativos de aprovação, reprovação e abandono – dos alunos que estudam em tempo integral relativamente aos estudantes do tempo parcial.
Palavras-chave: Avaliação de impacto; Avaliação em educação; Programa Escola em tempo integral.
Resumo: O presente estudo objetiva avaliar o impacto da oferta de ensino em tempo integral (ETI).
Palavras-chave: Avaliação em educação; Escola em tempo integral; avaliação de impacto.